Alguns pequenos hábitos durante as refeições são capazes de aumentar a sensação de saciedade mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos. Almoçar ou jantar pausadamente, sem distrações e mastigando bem cada ingrediente ajuda a comer menos e sem passar fome.
Descansar os talheres ajuda a comer menos
Ao fazer as refeições, outra maneira de não exagerar na comida é descansar os talheres entre uma garfada e outra. Desta forma, é possível mastigar mais e com calma, começando bem a digestão pela boca, com a saliva. Com a mastigação, o cérebro recebe a mensagem de que o corpo está se alimentando, preparando o estômago para digerir a comida.
Já o cérebro de quem come rápido demais recebe a mensagem do estômago – o que significa que o organismo terá mais dificuldade em perceber que está satisfeito. Desta forma, as chances de comer mais e sair da mesa com a sensação de estufamento é muito maior.
Atitudes simples ao comer fora de casa
Outra ação ligada aos talheres vem de uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research: o artigo descreve que pessoas que comem fora e usam garfos grandes para mordidas maiores comem menos do que aqueles que utilizam um utensílio menor. A explicação está na sugestão visual, que ajuda a satisfazer a fome mais rapidamente.
Se tiver acompanhado em um restaurante, outra dica é esperar todos se servirem para depois iniciar a refeição. Com isso, você não corre o risco de terminar primeiro e pegar ainda mais comida para aguardar os outros ou seguir o padrão das outras pessoas ao comer.