Esportes de aventura: onde e como praticar

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Se você gosta da sensação de adrenalina correndo pelas veias, tem curiosidade de explorar locais remotos e entrar em contato com a natureza ou gosta de curtir paisagens de tirar o fôlego, seu negócio é o turismo de aventura. Abaixo, explicamos o que são alguns deles, o que é preciso para praticá-los e os principais locais onde podem ser realizados.

Leia também:

Adrenalina tour

O prazer do medo

Viagens de inverno

Rapel

Crédito: Shutterstock

É a descida em encostas, paredões, vãos livres, etc. com o auxílio de uma corda. Para praticar o esporte, é preciso comprar o equipamento, que inclui mosquetão, freio, capacete, luvas, cadeirinha e corda. Durante o trajeto é possível observar paisagens maravilhosas.

Como praticar: Iniciantes devem procurar empresas especializadas em realizar esse tipo de atividade (veja abaixo), ou realizar um curso para aprender as técnicas básicas. É recomendado que o esporte seja praticado sempre na companhia de outras pessoas.

Onde praticar: Alguns destinos para a prática de Rapel são Caconde (SP), Canela (RS), Chapada Diamantina (BA), Natal (RN), Serra do Cipó (MG), Visconde de Mauá (RJ) e muitos outros.

Hikking

Crédito: Shutterstock

É a realização de percursos a pé em trilhas e ambientes naturais com pouca infraestrutura. O caminho pode ter diferentes graus de dificuldade e durações – desde uma hora de atividade até vários dias. A caminhada comum (hikking) é realizada em menos de um dia, e o praticante retorna ao mesmo ponto de onde saiu. Já o trekking é quando se percorre um longo trajeto, sendo que, neste caso, o praticante acampa em locais ao longo da trilha.

Como praticar: Diversas empresas organizam eventos e pacotes turísticos para a realização da atividade. Procure se informar antecipadamente sobre a distância a ser percorrida e procure ficar sempre perto de outras pessoas para não se perder na trilha.

Onde praticar: Cânion do Farias (GO), Cânion do Macaco (GO), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Chapada Diamantina (BA), Trilha Andaraí-Capão (BA), São Luiz do Paraitinga (SP) e São Thomé das Letras (MG) são alguns destinos.

Mergulho

Crédito: Shutterstock

Atividade voltada para a contemplação da vida submarina. Pode ser praticada no mar, rios, lagos, cavernas, etc. Quem pratica pela primeira vez passa pelo “batismo”, uma descida realizada até 12 metros de profundidade com o auxílio de um instrutor.

Como praticar: Para programar uma viagem, contate uma operadora de atividade especializada na prática. Se você deseja mergulhar sem o auxílio do instrutor, deve realizar um curso básico de mergulho, que inclui, além das orientações teóricas, simulações no mar e na piscina.

Onde praticar: Abrolhos (BA), Bonito (MS), Fernando de Noronha (PE), Florianópolis (SC), Guarapari (ES), Ilha Bela (SP) e Maragogi (AL) são alguns dos muitos destinos brasileiros.

Paraquedismo

Crédito: Shutterstock

Quem é iniciante deve praticar o salto duplo, que é feito junto com o instrutor. Para aqueles que desejam saltar sozinhos, é necessário fazer um curso profissionalizante. No salto duplo, o avião leva cerca de 20 minutos para subir a uma altura de quase 4.000 metros. A queda livre dura 45 minutos e acontece a 220 km/h. Ao atingir a altura de 1.600 metros do solo, o paraquedas é acionado, e a velocidade é reduzida a 20 km/h. A partir daí, são de 5 a 7 minutos de passeio no ar.

Como praticar: É necessário agendar uma data com a empresa especializada e viajar até o destino para praticar o salto. Como o esporte depende de condições climáticas favoráveis, as empresas recomendam que o praticante reserve o dia todo somente para isso. O horário de chegada é agendado com antecedência, mas o momento da queda depende de fatores externos. Antes do salto, é dado um rápido treinamento com orientações básicas e a posição em que o praticamente deve se manter durante a queda. O salto duplo sem filmagem e fotografia custa cerca de R$ 300 por pessoa.

Onde praticar: Boituva (SP) é a maior área de salto da América Latina. Outros pontos incluem Boa Vista (RR), Ilha De Itaparica (BA), João Pessoa (PB), Juiz de Fora (MG), Florianópolis (SC), Resende (RJ) e outros.

Empresas especializadas

As empresas certificadas para a operação de Rapel, Trekking, Mergulho, Paraquedismo e outros esportes de aventura podem ser consultadas no site da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

Para outras informações, acesse os sites da Confederação Brasileira de Trekking e da Confederação Brasileira de Pára-quedismo.