Perder peso após os 30 anos começa a ser considerado mais complicado, especialmente para mulheres, por causa do metabolismo que passa a ficar um pouco mais lento. Depois da menopausa, com o avanço da idade e alterações hormonais, a tarefa pode parecer praticamente impossível.
Desistir de uma alimentação saudável e prática de exercícios só por imaginar que emagrecer ficou difícil definitivamente não é uma boa ideia, especialmente depois de conhecer relatos inspiradores de mulheres com mais de 50 anos reunidos pelo site “Prevention” que conseguiram perder peso depois da menopausa. Confira algumas das dicas:
Dicas para emagrecer após a menopausa

“Depois de obter informações sobre a dieta do jejum intermitente, deixei de comer entre 11h e 19h, durante 5 meses, seguindo ainda um cardápio equilibrado. Perdi 4,5kg, chegando a pesar 2kg a menos do que quando me casei, há 19 anos.”
“Eu não conseguia pular tirando os pés do chão ou fazer um abdominal sequer porque minha barriga era grande demais. Decidi me matricular em uma academia e praticar exercícios três vezes por semana acompanhada por um personal trainer. Depois de perder mais de 45kg, me tornei inspiração para amigos e familiares.”
“Quando entrei na menopausa comecei a notar o ganho de peso e decidi então caminhar todos os dias de manhã, praticar zumba e, de vez em quando, ainda ter aulas de ioga. Mais de 11kg mais magra, percebo que o bem-estar vai além do emagrecimento e contempla qualidade física e mental.”

“Depois que meu marido foi diagnosticado com Alzheimer, ele começou a se exercitar para retardar os efeitos da doença e eu o acompanhei no processo e notei o progresso, chegando a perder mais de 18kg. Antes das atividades, cheguei a pesar 90kg. Manter a mente positiva e bons hábitos se tornaram prioridade na vida.”
“Decidi usar a tecnologia a meu favor e, depois de baixar aplicativo de contagem de calorias, consegui controlar o que comia, chegando a uma média de consumo de cerca de 1.500 calorias por dia. Além disso, comecei a me exercitar em casa regularmente com meu Wii Fit e, em 8 meses, consegui emagrecer 13kg.”

“Aos 141 kg, fui recomendada por um médico a realizar cirurgia bariátrica. Em vez disso, segui um plano alimentar que me ajudava a reconhecer os alimentos que causavam inflamações, além de aumento de peso e complicações de saúde. Depois de 3 meses, consegui identificar as melhores comidas para mim e, com a prática de caminhada aquática, cheguei aos 110kg, pretendendo emagrecer ainda mais.”
“O aumento no consumo de água, prática regular de exercícios físicos e controle de porções obedecendo o plano alimentar do Vigilantes do Peso me ajudam a perder mais de 58kg em apenas 13 meses. Meu conselho para quem quer emagrecer é: realize pequenas mudanças, aos poucos, evite metas e dietas que não conseguirá acompanhar e nunca desista do projeto.”
Dieta saudável: 12 dicas para emagrecer rápido