É possível ter uma alimentação saudável sem gastar muito com 8 regras

por | jun 30, 2016 | Alimentação

https://www.instagram.com/p/859z0VntJW/?taken-by=gisele

Muitas celebridades que são defensoras de dietas ricas e apostam ​​em hábitos mais saudáveis com abundância de superalimentos e ingredientes orgânicos, geralmente, fazem recomendações que não acessíveis para todos. Porém, essa não precisa ser sua desculpa para não se alimentar melhor. A boa notícia é que você pode comer como Gisele Bündchen, Bela Gil e Fernanda Lima sem comprometer suas economia. Veja como:

Dicas para comer saudável:

1. Faça da alimentação sua prioridade
Você realmente se preocupa com a sua saúde? Enxergue esse como um investimento e não como um gasto desnecessário. Além disso, também é importante colocar na conta o quanto você economiza se passar a preparar suas próprias refeições em casa. É preciso investir tempo também, mas a aplicação é direta em saúde.

2. Corte os engordativos do orçamento
É só excluir da sua lista de compra: qualquer tipo de alimento processado de alto índice glicêmico, junk food, doces, itens de padaria. Todas essas coisas que proporcionam satisfação imediata e um monte de consequências negativas. Você pode remanejar esse orçamento para uma dieta mais saudável.

3. Invista em uma boa frigideira
Ou em uma panela de boa qualidade, de preferência, antiaderente. Se você estabelece uma relação com utensílios que lhe permitam cozinhar com mais prazer e facilidade, percebe como o preparo de alguns pratos pode ser versátil e saudável.

4. Uma horta urbana é bem possível
Nem todos têm quintal ou terraço para cultivar seus próprios vegetais, mas uma simples varanda ou floreira na janela pode fornecer ervas e temperos funcionais. Ou, você pode se arriscar a algum cultivo em hidroponia como alfaces, tomates, e até pequenas frutas.

5. Compre frutas e legumes da temporada
Eles não são só mais baratos, porque cresceram no momento certo, como também contêm mais nutrientes. Se você decidir consumir vegetais de cultivo orgânico, por exemplo, as espécies sazonais terão sempre preço mais barato por serem mais fáceis de cultivar.

6. Compre no açougue do bairro
Muitas pessoas recorrem às carnes embaladas no supermercado por uma questão de velocidade. É preciso um pouco mais de tempo para ir até ao açougueiro, ou parar para comprar aves e peixes do mercado público. Porém, além das peças serem mais frescas e baratas, você evita consumir uma grande quantidade de substâncias indesejáveis ao escolher pessoalmente e pedir para que limpe do jeito que quiser.

7. Faça compras coletivas
Nas grandes cidades é possível encontrar dezenas de iniciativas de compra coletiva, inclusive pela internet. Estes grupos permitem que você compre alimentos sazonais (frutas e legumes), pães e ovos frescos, e até comida pronta caseira. Geralmente, os ingredientes são de origem orgânica, os fornecedores são pequenos produtores locais que poupam dinheiro em transporte e intermediários para chegar até ao consumidor final.

8. Faça suas próprias conservas
Se você não tem tempo para ser cozinhar todas as suas refeições diariamente, prepare suas marmitas e conservas. Lembre-se que você não só pode cozinhar determinados pratos em grandes porções e armazenar no congelador, como também preparar suas próprias conservas naturais que preservam todas as propriedades dos alimentos.

Receita do bem: 7 formas de fazer e comer pipoca sem engordar