
Na internet, as técnicas para ajudar na perda de peso são infinitas, mas as mais famosas delas nem sempre são as mais seguras. É o caso, por exemplo, da “ dieta do suco de limão com pimenta”, apontada por um levantamento do Google como um dos dez métodos de emagrecimento mais buscados pelos brasileiros no último semestre.
Conforme explica a nutricionista Thayana Albuquerque, a combinação do limão com pimenta pode mesmo trazer benefícios para o corpo e ajudar no processo de perda de peso, mas não é uma receita milagrosa e, acima de tudo, nem todo mundo pode fazer uso dela.
Limão + pimenta: combinação detox poderosa

Especialmente se misturado à água morna e consumido em jejum, o limão é um aliado conhecido das dietas; com substâncias antioxidantes, ele ajuda a liberar toxinas, enquanto a água morna auxilia no funcionamento do intestino e promove saciedade.
A receita que esta dieta propõe, porém, é um pouquinho diferente, já que além do limão é preciso acrescentar também a pimenta. Assim como a canela e o gengibre, a pimenta é um alimento termogênico, ou seja, faz o metabolismo trabalhar mais rapidamente, fator que acelera também a queima de gordura.
Como fazer a receita?

De acordo com Thayana, a receita correta leva de 12 a 14 colheres de sopa de suco de limão recém-espremido e meia colher de chá de pimenta caiena em 2 litros de água. Deve-se consumir, no máximo, dois copos de 200 ml da mistura por dia.
É preciso lembrar, porém, que um emagrecimento saudável não se dá por “truques”. A nutricionista afirma que, embora a bebida dê uma forcinha ao processo, ela não terá efeito se não for aliada a hábitos alimentares saudáveis e, de preferência, uma rotina de exercícios físicos.
Quem não pode fazer a dieta?
Apesar de auxiliar no emagrecimento e contribuir com a saúde, o suco de limão com pimenta não deve ser consumido por todos. Conforme explica a nutricionista, dois grupos de pessoas têm restrições: aqueles com estômago mais sensível e os que têm problemas no trato estomacal, como os portadores da Síndrome do Intestino Irritável, por exemplo.
Para eles, a pimenta pode causar uma irritação na mucosa gástrica, favorecendo gastrite e até úlceras, além de mal-estar.

Riscos e cuidados
É preciso tomar cuidado também com instruções comuns de como usar a dieta que circulam na internet.
Alguns sites divulgam que, para dar certo, é preciso deixar de comer e “se alimentar” apenas do suco, mas ficar sem comer afeta o bem-estar e, quanto mais o jejum se prolonga, mais riscos há para o corpo, que pode entrar em colapso. Além disso, é um prato cheio para o desenvolvimento de compulsões alimentares e do efeito sanfona.
Antes de adotar este ou qualquer outro “truque” para emagrecer mais rapidamente, é preciso, portanto, buscar um profissional especializado que possa avaliar o organismo do paciente e indicar os caminhos mais seguros.
