Depois da comilança…

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A ceia de Natal e de Réveillon são repletas de diversos alimentos tradicionais que são, na maior parte das vezes, ricos em calorias e pouco saudáveis. Ou seja, esta é a época do ano em que provavelmente mais abusamos e saímos de um esquema saudável de alimentação. Mas não é por isso que precisamos nos desesperar. Sem nos privarmos de nada, é possível cuidar do corpo em tempos de festa.

A dica importante é: aproveite ao máximo essas noites e, se a tentação for grande, repita a dose no almoço do dia seguinte. Mas pare por aí! Tente não passar de quatro refeições exageradas, que seriam justamente as noites do dia 24 e 31 de dezembro e o almoço dos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. E não emende as festas! Volte às práticas alimentares entre essas datas para recuperar o abuso da comilança.

Após o Natal e o Ano Novo, é hora de adaptar a sua alimentação para ajudar o organismo a queimar e a compensar os excessos. Para isso:

– Beba bastante líquido, principalmente água (no mínimo oito copos por dia), tendo como ótimas opções: chás de camomila, alecrim, hortelã, passiflora, erva-doce, erva cidreira, chá verde e branco, todos à vontade.

– Maçã e o suco da fruta são excelentes, já que ela tem propriedade depurativa. Mas lembre-se que, por conter calorias, deve-se tomar cuidado com a quantidade.

– A limonada sem açúcar também cai muito bem e pode ser batida com folhas verde-escuras como couve, agrião, rúcula e salsinha, o que aumenta a função

desintoxicante do suco.

– Água de coco é uma boa opção para ajudar na limpeza do organismo. Mas não abuse devido às calorias.

– Tente reduzir a ingestão calórica na semana intermediária entre Natal e Réveillon e evite qualquer tipo de alimento não recomendado, já que em poucos dias você estará comendo besteiras novamente, inclusive bebidas alcoólicas.

– Além de controlar mais a alimentação nessa semana entre festas, tente fazer mais exercícios para ocasionar um gasto calórico maior e queimar um pouco dos excessos.