Cultive o bom humor

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Com o estresse do dia a dia é fácil ficar de mau humor. Além disso, não basta estar com o corpo descansado e a rotina equilibrada, para estar bem humorada. Os hábitos alimentares podem interferir em nosso estado emocional.

As vitaminas e os minerais presentes em frutas e verduras são responsáveis pela regulação do organismo. E essa regulação está associada ao estado emocional. Além disso, esses nutrientes fornecem energia para o corpo, garantindo o bom humor.

Leia AQUI mais matérias de Qualidade de Vida

Ao ingerir um alimento, os nutrientes nele contidos atuam na formação e liberação de neurotransmissores, que são enviados para o Sistema Nervoso Central (SNC), órgão responsável pelo estado de humor. A serotonina é a principal responsável pela sensação de bem-estar.

Quando os sinais que são enviados ao SNC se desequilibram provocam uma deficiência na produção de serotonina, desencadeando alterações em nosso sistema nervoso. Esse desequilíbrio ocorre por deficiência nutricional ou por algum distúrbio fisiológico.

Sempre de mau humor? O problema podem ser os hormônios. Leia AQUI

A ausência de determinadas vitaminas como B6, B12 e C, assim com a falta de magnésio e ácido fólico causam a falta de serotonina no corpo. A falta do triptofano, aminoácido precursor da serotonina, também debilita o estado emocional. O triptofano funciona melhor na presença de carboidratos, mas pelo fato deste último ser calórico e rico em triglicerídeos, é preciso controlar a quantidade.

Para o nosso cérebro e tecido nervoso, o açúcar é a única fonte de energia. Portanto, a quantidade de açúcar no sangue deve ser mantida dentro de determinados níveis para assegurar o suprimento de energia e evitar a cetoacidose, estado fisiológico no qual as células do nosso organismo não são capazes de utilizar os carboidratos como principal fonte de energia e que levam o indivíduo a desenvolver sintomas como fadiga e mal-estar, afetando negativamente o humor.

Veja dicas nutricionais que ajudam a manter o bom humor:

Inclua na dieta alimentos como laranja, cereais, frutas e verduras, que são ricos em vitaminas B6, B12 e C, magnésio e ácido fólico, que ajudam a melhorar o ânimo

Consuma também alimentos ricos em triptofano, substância presente na soja, arroz integral, pão integral, leite, iogurte, feijão, lentilha, uva e abacate.

Para quem não quer passar o dia desanimado é necessário caprichar no café da manhã, porque depois de uma noite de sono, os níveis de glicose caem e torna-se necessário a ingestão de frutas, cereais ou pão e um laticínio.

Mantenha intervalos de até 4 horas para ter bons níveis glicêmicos, evitando assim, o exagero e também o jejum.

Tome uma vez por dia, de preferência pela manhã, o suco para o bom humor. Veja a receita:

Suco para o bom humor

Ingredientes

20 ml de suco de uva

20 ml de suco de maçã

20 ml de suco de maracujá

3 folhas de maracujá

5g de camomila (fazer chá)

2 folhas de limão (fazer chá)

1 copo de água

Modo de preparo

Faça o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e camomila. Jogue dois copos de água fervente sobre elas. Abafe por 8 a 10 minutos. Misture no liquidificador os sucos restantes.

Acesse AQUI mais receitas light

*Luana Stoduto é nutricionista, formada pela Unigranrio e especialista em Administração de Serviços de Alimentação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).