Muito mais que uma questão estética, o estômago alto está ligado a distúrbios gástricos e acúmulo de gorduras no abdome que colocam a saúde em risco. Este incômodo pode ser causado por uma série de fatores, especialmente o consumo excessivo de alimentos que potencializam a fermentação e deixam a digestão mais lenta.
O que causa o estômago alto?
A má digestão e excesso de gases causa a sensação de estufamento do abdômen. O problema se intensifica com a ingestão de certos alimentos, como os carboidratos, que demoram a ser digeridos pelo corpo.
A gordura localizada complica o quadro, contribuindo com surgimento o estomago alto, mesmo em pessoas magras. Esta distensão abdominal também pode estar relacionada a fatores genéticos e ganho exagerado de peso.
Exercícios para combater o estômago alto
Para prevenir esta distensão abdominal é preciso apostar em exercícios que fortalecem a região, entre eles:
Exercícios aeróbicos – para queimar calorias, nada melhor que exercícios que ajudam a perder peso. Fora da academia, é possível pular corda, andar de bicicleta e fazer uma corrida leve.
Treino de resistência – para ganho de massa muscular, é preciso suar a camisa e apostar em um treinamento com peso e de força. Um dos exercícios do personal trainer das celebridades, Chico Salgado, é a explosão com a bola no solo, que promove alto gasto energético. O praticante eleva a medicine ball acima da cabeça, ficando na ponta do pé. A hora de maior explosão é no arremesso da bola no chão, quando o movimento é feito com o abdome bem contraído e flexão leve dos joelhos.
Atividades localizadas – exercícios localizados priorizam esse grupo muscular, dando maior sustentação ao abdome. Nesta categoria, entram os abdominais e ginástica localizada.
Alimentos que deixam o estômago alto
Para evitar a expansão do estômago, o truque é reduzir as porções dos alimentos e fazer mais refeições por dia. Apostar em uma deita balanceada, rica em proteínas, vegetais e fibras, também previne o estômago alto, enquanto alimentos pobres em nutrientes pioram esta condição. Veja quais devem ser evitados:
- Alimentos com gorduras trans
- Álcool em excesso
- Carboidratos
- Doces em geral
- Refrigerantes