Corretivo já!

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Uma pele bonita, sem imperfeições, livre de olheiras, marcas de espinhas, manchas e com ar saudável é o oásis dermatológico das mulheres – afinal, o rosto é nosso cartão de visita. Engana-se quem pensa que essa impressão requer plásticas e tratamentos mágicos. Bastam truques simples com itens básicos com corretivo, base, pó compacto, blush, rímel e batom. .

Natural, o resultado chama a atenção e desperta a admiração no trabalho, em casa, na noitada e nas fotos, que você vai poder tirar sem medo. Não é preciso um investimento milionário: com apenas R$ 150 você pode montar o seu kit básico.

Primeiro passo

Escolha os itens de correção da pele: corretivoe base. Natália Antunes, consultora de maquiagem da Lumi Perfumes, recomenda: “Ao manusear o mostruário, o ideal é testar a tonalidade no próprio queixo. A cor de ambos deve ser o mais próxima possível do tom da pele. Ou num tom abaixo”, explica.

Confira no Bolsa de Mulher os itens indicados por especialistas!

Comece com a base em todo o rosto e pescoço, sem excessos. Use uma esponja grande ou um pincel específico para aplicá-la uniformemente. Se a pele for oleosa, opte por produtos oil free (sem óleo) ou por uma base cremosa. Em seguida, aplique o corretivo nas olheiras, embaixo e em cima dos olhos. Caso haja espinhas e outras marcas, reforce nesses pontos. As que não gostam das sardas também podem passar o produto para escondê-las.

É importante usar os produtos de correção superficialmente, observando a textura natural da pele. Se não houver imperfeições incômodas, dispense a base e utilize apenas o corretivo. Um conselho: os editoriais de beleza mais badalados garantem que uma pele supercoberta e perfeita, parecendo de boneca, é cafona. As principais estrelas do cinema, entre elas Sienna Miller, Cameron Diaz, Kate Winslet e Rachel Weisz aderiram à onda clean, desfilando em tapetes vermelhos com o mínimo de maquiagem.

Quem tem a pele negra encontra mais dificuldade na hora da correção. Marcas como a Natura e Catharine Hill têm ótimos produtos em tons mais escuros. Caso você não se identifique com a paleta, faça uma mistura de cores para chegar ao tom ideal de corretivo. Normalmente, isso é feito com um corretivo mais claro e a base que você usa no rosto.

Segundo passo: pó compacto

O terceiro produto para dar esse toque natural é o pó compacto, que uniformiza a pele e dá o aspecto aveludado. Se você quer seguir a linha antenada, dispense o item porque as moderninhas agora andam por aí exibindo um rosto brilhoso. “O pó compacto é mais indicado para as peles oleosas, porque disfarça o aspecto engordurado. Nas outras peles, é legal usar apenas na zona T (testa e nariz)”, orienta Evani Cavanha, do Gilberto Cabeleireiro, em São Paulo.

Terceiro passo: rímel

Pele corrigida, é hora de sacar o rímel. Há inúmeras opções nas lojas, que vão desde os mais simples aos que prometem dobrar o tamanho dos cílios. Escolha o produto com o aplicador que faça você se sentir mais confortável. Se os cílios forem grandes, opte por um produto de secagem rápida. Ou você pode borrar a pálpebra!

Para o trabalho, passe apenas uma camada da máscara preta ou use a incolor, que dá volume, mas não carrega o make. Se os cílios forem curtos, abuse do curvex, encontrado por menos de R$ 20 nas farmácias. Tome cuidado com a borrachinha do aparelho: se ela estiver velha e com restos secos de rímel, pode quebrar os cílios.

Finalize com blush e batom. Não existem regras para o uso do primeiro. O ideal é que se aplique nas maçãs, em direção às têmporas. Para não errar, dê um sorrisinho e passe o pincel apenas na área que ficar proeminente. Se a intenção é disfarçar um rosto redondo, aplique corretivo num tom mais escuro na área abaixo das maçãs, sabendo que não deve ficar marcado. Esfumace bem com os dedos. A técnica também serve para afinar o nariz. O segredo é aplicar sombra marrom ou corretivo escuro sutilmente nas laterais, numa linha que vai até o canto dos olhos.

Quanto à cor do blush, Evani Cavanha aponta tendências para os diversos tons de pele: “As morenas ficam bem com matizes terra e avermelhados. As ruivas combinam com blush rosa, cor da pele, bronze e laranja. As louras arrasam com pêssego, rosa, pastel e laranja nas bochechas. E as negras devem escolher as cores vinho e rosa escuro”, ensina, completando que as versões de blush em creme deixam a pele com aspecto mais natural, com aquele ar de “calorzinho”, e as versões em pó são mais fáceis de aplicar e têm maior durabilidade.

Peles oleosas requerem uma rotina diferenciada. Use base sem óleo, sombras em pó e delineador. Evite o lápis de olho porque pode borrar ao longo do dia ou da noite. Antes de começar a maquiagem, higienize bem a pele com sabonete neutro e tonifique para equilibrar o pH. Você pode aplicar um fluido matificador, que segura a oleosidade por mais tempo.

Quem tem as sobrancelhas ralinhas deve evitar o lápis para reforçá-las: um descuido pode ser desastroso. Prefira a sombra marrom, aplicada com pincel chanfrado, de forma bem sutil. Jamais use lápis preto para isso.

Na noitada, faça o mesmo procedimento e incremente a maquiagem corretiva. Se a ideia é manter a sutileza, você pode aplicar uma sombra iluminadora rente à sobrancelha e no canto dos olhos. Use várias camadas de rímel e ponha um pouco mais de blush no rosto. Nos lábios, bastante gloss. Uma tendência moderna é usar batom cor de boca, bege, rosa claro e até um pouco de corretivo com gloss incolor. Você estará pronta para brilhar!

Serviço

– Bonona – (11) 3229-5334

– Dior – 0800 170 506

– Gilberto Cabeleireiros – (11) 3088-9811

– Kryolan – (11) 3045-0087

– L”Oreal – 0800 701 6992

– Lumi Perfumes – (11) 3246-4680

– Maybelline – 0800 701 0114

– Shiseido – 0800 148 023