Alguns sintomas servem de alerta na hora de identificar se você está com algum problema na digestão dessa proteína
O glúten é uma proteína encontrada em produtos derivados de trigo, aveia e cevada – seja no pão, no macarrão ou na cerveja, e está presente na mesa da maioria dos brasileiros. No entanto, a rejeição a estes alimentos cresce junto com a quantidade cada vez maior dos diagnósticos de doença celíaca e intolerância ao glúten. Descubra, então, como saber se glúten faz mal para você.
Reações do glúten no corpo
A doença celíaca é um distúrbio autoimune que produz inflamação no intestino e afeta diretamente a absorção de ingredientes em caso de consumo de glúten. Com sintomas mais pronunciados, ela pode ser diagnosticada facilmente por meio de um exame de sangue – o que não acontece com a intolerância ao glúten.
Também conhecida como sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC), a intolerância gera sintomas parecidos com os da doença celíaca, exceto os mais graves como desnutrição e perda de peso. É uma sensibilidade que tem relação com a má digestão do glúten, que tende a desaparecer caso o paciente corte a proteína da dieta. Alguns aspectos merecem atenção na hora de analisar:
1. Problemas digestivos
Diarreia, azia, cólicas, náuseas, flatulência e fezes gordurosas são sintomas comuns à doença celíaca e à intolerância ao glúten. Caso se manifeste com mais intensidade após o consumo de pães e afins, pode servir de alerta.
2. Fraqueza
Sintomas como fadiga, dores nas articulações, dores de cabeça e enxaqueca também podem estar relacionados a algum tipo de intolerância ao glúten, principalmente se associados a outros sinais do distúrbio.
3. Confusão mental
Até mesmo o cérebro pode ser afetado pelas reações negativas do organismo ao consumo da proteína. O processo inflamatório relacionado à intolerância ao glúten pode desencadear até mesmo casos de depressão e ansiedade.
4. Problemas de pele
Assim como outros tipos de alergia, a intolerância ao glúten pode se manifestar na pele, através de bolinhas e irritações acompanhadas de vermelhidão e coceira sem causa aparente. Se estes sintomas aparecerem de forma combinada, recomenda-se consultar o médico para buscar um diagnóstico.