Como fazer chá de hibisco: 6 combinações que multiplicam queima de gordura

por | jun 26, 2024 | Alimentação

O hibisco é um gênero botânico que abriga dezenas de espécies, entre elas a flor de hibisco, que é usada no preparo de chás. O chá de hibisco se tornou popular por ajudar no emagrecimento devido a suas propriedades termogênicas – mas, afinal, como funciona? Todos podem consumir? Como prepará-la?

Tire abaixo suas dúvidas sobre a bebida:

Chá de hibisco: benefícios, riscos e mais

Emagrece?

Afinal, chá de hibisco emagrece? Essa bebida tem ação termogênica e, por isso, acelera o metabolismo. Dessa forma, ele turbina a queima de calorias e gordura, conforme explica o endocrinologista Alfredo Cury, do SPA Posse do Corpo, em Petrópolis (Rio de Janeiro).

A bebida ainda tem ação digestiva, algo que melhora o funcionamento do intestino, facilitando o processamento de carboidratos e gorduras e reduzindo o inchaço do abdômen. Além disso, o hibisco também é fonte de quercetina, um flavonoide diurético que ameniza a retenção de líquido e elimina toxinas.

Chá de hibisco

Esse chá ajuda na retenção de líquido e é antioxidante (Crédito: Zehra Karayel/Pexels)

Benefícios do chá de hibisco

Além de ajudar a emagrecer o chá de hibisco tem capacidade adstringente que reduz o colesterol total e pode até mesmo melhorar a curva elevada de açúcar, responsável por causar a diabetes. Ao equilibrar a liberação de insulina no sangue, ele também diminui a vontade de comer doces.

Por conter substâncias com ação antioxidante, a infusão de hibisco é uma aliada natural no combate aos radicais livres que oxidam e prejudicam a multiplicação normal das células, gerando doenças como câncer, Alzheimer, entre outros. Isso não significa que tomar a bebida impede o surgimento dessas doenças, mas sim que ela está ligada ao combate de fatores relacionados a elas.

De quebra, o chá de hibisco também é capaz de prevenir e tratar candidíase e quadros recorrentes de infecção urinárias graças a seus efeitos antibacteriano e antifúngico. Tudo isso, é claro, como complemento ao tratamento convencional, que não deve ser substituído por chás.

Chá de hibisco

Tomar chá é um hábito positivo para a saúde (Crédito: Jubair Bin Iqbal/Pexles)

Contraindicações do chá de hibisco

Como todo chá, a bebida de hibisco pode trazer efeitos colaterais e, por isso, alguns grupos de pessoas devem evitá-la. São eles:

  • Gestantes;
  • Mulheres que estão tentando engravidar;
  • Pessoas que usam anticoncepcional oral;
  • Pessoas que têm problemas estomacais;
  • Pessoas com pressão baixa.

Como fazer chá de hibisco

A erva pode ser encontrada nas versões sachê, pó, cápsulas e natural, mas o ideal é que o chá seja preparado com a flor desidratada para que as propriedades da planta se mantenham.

De acordo com o endocrinologista, é preciso preparar o chá por infusão. Para isso, siga o passo a passo a seguir:

  • Aqueça água até a formação de bolhinhas;
  • Apague o fogo e acrescente as folhas secas de hibisco ( 2 colheres a cada litro de água);
  • Deixe a preparação descansar entre 5 a 10 mimnutos;
  • Sirva e consuma quente ou gelado.

Para aproveitar melhor as propriedades digestiva e de absorção de gorduras, dessa bebida beba o chá entre as refeições ou ao longo de todo o dia, em vez de tomar tudo de uma única vez.

O chá dessa flor deve ser feito com sua versão desidratada (Crédito: Cook Eat/Pexels)

Combinações com chá de hibisco para emagrecer e desinchar

É possível combinar o hibisco com outras ervas para potencializar seus efeitos. Confira as receitas a seguir:

Hibisco com canela

De acordo com a nutricionista Patrícia Davidson Haiat, assim como o hibisco, a canela também tem ação termogênica, além de combater a vontade de comer doce por equilibrar a liberação de insulina no sangue. Sendo assim, um chá de canela com hibisco é ainda mais eficiente no emagrecimento.

Para preparar a bebida, use 1 litro de água para duas colheres de sopa da planta e um pau de canela.

Hibisco com cavalinha

O uso da cavalinha no chá potencializa o efeito diurético, anti-inflamatória e desintoxicante da bebida. Devido aos efeitos da cavalinha e do hibisco, ela é ideal para acelerar o metabolismo, diminuir a retenção de líquido e combater a flacidez e a celulite.

Hibisco com casca de abacaxi

A casca do abacaxi tem ação anti-inflamatória, além de melhorar o vigor físico, ser antioxidante e diurético. Por esse motivo, ele é um ingrediente que pode potencializar o efeito emagrecedor do chá de hibisco, diz a chef funcional Malu Lobo.

O hibisco é uma planta com propriedades medicinais (Crédito: juemi/Pixabay)

Hibisco com sene

O chá de sene favorece o bom funcionamento do intestino e, adicionado à infusão com hibisco, pode favorecer o emagrecimento. Para preparar a infusão, ferva 150ml de água e, em seguida, acrescente ½ colher de sopa de folhas secas de sene e 1 colher de sopa de folhas hibisco. Deixe abafado por 5 minutos e sirva.

O chá de sene pode ser perigoso para determinados grupos de pessoas, portanto nunca consuma essa bebida sem antes confirmar com um especialista a segurança.

Hibisco com gengibre

O chá de hibisco com gengibre emagrece porque os dois ingredientes são termogênicos. A bebida também é anti-inflamatória, sendo excelente para prevenir e complementar o tratamento de gripes, resfriados e até mesmo melhorar a aparência de celulites.

Hibisco com limão e gengibre

Além da ação termogênica, a bebida ganha, devido ao limão, propriedades adstringentes que facilitam a digestão e eliminação de toxinas. Para fazer o chá, ferva 1 pedaço de gengibre ralado em 250ml de água. Desligue o fogo e adicione 1 colher de sopa de hibisco. Deixe em infusão durante 5 minutos, coe e acrescente o suco de ½ limão na hora de consumir.

O chá pode ser feito a partir de uma combinação de ervas (Crédito: Eba Marie/Pexels)

Dicas para emagrecer