Barriga inchada: sinais que diferenciam do ganho de peso e 8 jeitos de combater

por | jun 24, 2024 | Alimentação

Ao subir na balança e notar ganho de peso, pode haver dúvida sobre o motivo. Isso porque o número indicado pode ter aumentado devido a acúmulo de massa, mas também por retenção de líquido. Ambos os cenários favorecem o surgimento da barriga inchada – mas, afinal, como diferenciar?

Confira abaixo as possíveis causas da barriga inchada e saiba como diferenciá-las.

Barriga inchada: retenção hídrica ou gordura?

Barriga inchada

Excesso de gordura abdominal (Crédito: Towfiqu barbhuiya/Pexels)

A barriguinha saliente pode ser algo persistente mesmo quando a causa é inchaço por retenção de líquidos. Reconhecer a diferença é fundamental para combater o quadro, e é possível sanar a dúvida com um teste rápido e caseiro.

O truque para descobrir se o volume na região abdominal é inchaço ou gordura pode feito com a ponta dos dedos. Funciona com os seguintes passos:

  1. Com o polegar e indicador em forma de pinça, aperte a pele da barriga saliente por alguns segundos
  2. Solte-a e observe.

Se a marca dos dedos permanecer por cerca de 3 segundos, você sofre de retenção hídrica. Sendo assim, o peso a mais é sinal de inchaço – algo que pode aumentar o peso corporal em até 3 kg. Se a marca não aparecer, indica então gordura acumulada no corpo.

Sintomas de retenção de líquido, possível causa da barriga inchada

Barriga inchada

Medição de circunferência abdominal com fita métrica (Crédito: Fuu J/Unsplash

A retenção de líquido também pode ser identificada por outros sintomas além da barriga inchada. São eles:

  • Intestino preso;
  • Fazer pouco xixi ao longo do dia;
  • Sensação de estufamento e gases;
  • Pernas, braços e dedos inchados.

O que causa inchaço na barriga?

Inchaço na barriga por retenção de líquidos tem uma série de possíveis causas.  São elas:

  • Desequilíbrio hormonal;
  • Baixa ingestão de água;
  • Uso de determinados medicamentos (como cortisona);
  • Consumo excessivo de alimentos ricos em sódio;
  • Proximidade do período menstrual.

O que causa gordura localizada?

Barriga inchada também pode ser gordura acumulada por má alimentação

Prato com hambúrguer e batatas fritas, exemplos de alimentos ricos em sódio (Crédito: Robin Stickel/Pexels)

Em mulheres, o tecido adiposo tende a se acumular na barriga e nos quadris. As principais causas de gordura localizada são sedentarismo e alimenação inadequada.

Vale ressaltar que a gordura abdominal é mais nociva, pois está associada a maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes e até trombose. Sendo assim, o ideal é combatê-la para atingir níveis considerados seguros de tecido adiposo abdominal.

Nesse caso, a prática de exercícios e dieta equilibrada, com mais proteínas e menos carboidrato e gordura, tende a ajudar.

Como desinchar a barriga

Caso a retenção de líquido esteja causando a barriga inchada, há uma série de mudanças de hábitos que podem ser implementadas para amenizar o quadro. As possíveis soluções são:

Caprichar na hidratação

A melhor e mais fácil maneira de combater o inchaço é consumindo boas quantidades de água, pois a hidratação ajuda a eliminar o líquido acumulado por meio da urina. Recomenda-se que a ingestão diária de seja de 35 ml por quilo de massa corporal, ou seja, uma mulher de 60 kg deve tomar cerca de 2,1 litros de água por dia.

Copo com água (Crédito: Pixabay)

Consuma chás

Aposte em chás, pois essas bebidas têm propriedades diuréticas. O chá amarelo e o chá verde, por exemplo, são vistos como “remédios naturais” contra a retenção de líquido e podem ser consumidos de forma intercalada com a água.

Evite o álcool

Evite a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, que também provocam retenção hídrica. Além disso, o consumo de álcool abre o apetite, favorecendo uma alimentação mais rica em sódio, gordura e mais. Se ainda assim quiser consumir alguns drinques, procure ter moderação e intercalar com copos de água.

Economize no sódio

O sódio favorece bastante o inchaço, então tente minimizar o uso do sal de cozinha nos pratos. Além disso, recomenda-se consumir menos produtos industrializados, como biscoitos, enlatados, embutidos e alimentos congelados.

Capriche nas fibras

Alimentos ricos em fibras, como aveia e couve, por exemplo, que regulam a flora intestinal e favorecem a eliminação de toxinas do organismo, combatendo assim o inchaço.

Prato repleto de vegetais (Crédito: Ella Olsson/Pexels)

Inclua certos alimentos na dieta

É possível ainda combater o inchaço consumindo alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio, como iogurte, leite desnatado, folhas verdes, mamão, abacate, banana, ervilha, lentilha e feijão preto. Esses alimentos equilibram a pressão arterial, evitando o inchaço.

Faça drenagem linfática

A drenagem linfática é um tipo de massagem. Com certos movimentos feitos em determinada intensidade, é possível redirecionar o líquido acumulado para que o corpo o elimine. Para realizar o procedimento, busque massoterapeutas ou esteticistas qualificados.

Busque auxílio médico

Muitas vezes, não é possível melhorar um quadro de retenção de líquidos sem acompanhamento médico. Isso porque, para sanar o problema, pode ser necessário o uso de medicamentos diuréticos. Só é indicado usar esses remédios sob prescrição médica.

Médico durante consulta (Crédito: National Cancer Institute/Unsplash)

Alimentação e saúde