Consumir sódio em exagero é muito ruim para a saúde. Mas, por que faz mal? O consumo em excesso do sal pode levar ao aumento da pressão arterial, risco de doenças renais e cardiovasculares. Pode ainda promover retenção de líquido no corpo, deixando-o inchado, o que dá a sensação de ganho de peso e atrapalhar muito o seu plano alimentar. Então, sempre a recomendação é controlar.
Leia também:
Salgante sem sódio: o que é e como usar o substituto do sal
11 alimentos ricos em sódio que você come quase todo dia e nem se dá conta
Shoyu engorda por ser bomba de sódio e traz riscos ao coração
Alimentos com sódio
A maior parte do sódio que ingerimos está nos alimentos industrializados (não só na lasanha congelada, mas também em doces, refrigerantes light, caldo de legumes pronto e até naquela barrinha de cereal que parecia inocente…) e nas comidas de restaurantes. Além do consumo em casa, que muitas vezes não tem um controle diário. O ideal é o consumo de apenas uma colher de chá por dia.
Mas, o sódio também é um nutriente naturalmente presente nos alimentos. Porém, é costume adicionar mais no preparo das refeições para ressaltar o sabor, o que pode levar ao consumo exagerado. Pesquisas comprovam que a redução da quantidade de sódio na alimentação pode diminuir significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
A redução do consumo de sal é um processo de reeducação do paladar. A região que identifica o sabor do salgado demora, em média, três meses para se adaptar a uma dieta reduzida em sal. Portanto, aos poucos, você conseguirá se acostumar com o sabor real dos alimentos sem a necessidade de salgá-los excessivamente.
Dicas para reduzir o sódio da dieta
O pacote de sal acaba rápido na sua casa? Fique atenta! Existem diversas estratégias para a redução deste ingrediente nas refeições, como não adicioná-lo quando a comida já estiver no prato. Essa prática tende ao exagero.
Uma outra dica é abusar das ervas no preparo da refeição. Elas ressaltam o sabor dos alimentos, levando você a adicionar menos sal na preparação. Também recomendo evitar os alimentos industrializados, pois, além da grande quantidade de sódio, eles têm muitos conservantes à base desse ingrediente. Prefira sempre os alimentos naturais. No meu programa online, Vida funcional ( www.vidafuncional.com.br), eu ensino receitas deliciosas, com baixíssimo teor de sódio, mas com muito sabor.
Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br), Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.
Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.