Medir o controle e o peso utilizando apenas os ponteiros da balança é um equívoco que, além de pode gerar grande estresse e ansiedade, não reflete em uma realidade ou garante bem-estar físico e satisfação total com o corpo.
O que é peso ideal para você?
Antes de mais nada, assumindo que você já entende que emagrecimento precisa estar atrelado a uma alimentação balanceada e a hábitos saudáveis, é preciso esclarecer que o conceito de “peso ideal” tem significados diferentes para pessoas diferentes.
O caimento de uma peça de roupa, a facilidade em realizar atividades físicas e a capacidade de desenvolver plenamente tarefas do dia a dia podem ser sinais que conforto e segurança com o próprio corpo e nem sempre tem relação com números exibidos na balança.
Não há tabelas ou índices que possam limitar, com precisão exata, a quantidade de quilos que uma pessoa deve ter. Se você não passa fome, se exercita regularmente e mantém uma vida social equilibrada, sem sofrer com incômodos, dores e desconfortos físicos, pode estar com o tal “peso ideal”, independentemente do que dizem a balança e a fita métrica.
Quando uma pessoa naturalmente incorpora comportamentos saudáveis no dia a dia raramente deverá se preocupar com o peso, uma vez que o corpo irá responder automaticamente aos bons hábitos.
Por fim, vale ressaltar então que ninguém poderá apontar qual é seu “peso ideal” se você não sofre de problemas de saúde relacionados a ganho ou perda de quilos. Apenas você mesmo será capaz de identificar a “medida certa” e, no processo, a balança pode até servir de auxílio, mas não fará sentido fora de um contexto mais amplo.
Receitas leves, saudáveis e saborosas para a dieta
- Macarronada de abobrinha fica tão gostosa quanto a original: receita fácil
- Mingau de aveia para emagrecer: receita turbinada que acelera o metabolismo
- Arroz doce sem leite condensado: receita que tem menos gordura e calorias