A pimenta contém vários compostos bioativos, entre eles, a capsaicina que aumenta a produção de calor e faz com que o metabolismo fique um pouquinho mais acelerado. Ou seja, a pimenta é reconhecida como um alimento termogênico, que estimula os processos metabólicos e acelera a queima de gordura.
Leia também:
Como fazer molho de pimenta?
Pimenta: diferentes tipos e como usar
4 bons motivos para incluir pimentas na dieta
A capsaicina, que é a responsável pelo sabor ardidinho da primenta e, entre outras coisas, também estimula a produção de endorfina, substância dá sensação de prazer. No entanto, é a qualidade termogênica da picância que faz com seu corpo transforme um alimento em calor, ao invés de estocá-lo em forma de gordura. Ou seja, quanto mais ardida a pimenta, maior a chance do que foi ingerido ser queimado na forma de calor.
Conheça algumas variedades:
Jalapeño: muito influente na culinária mexicana, é uma pimenta levemente picante. Pode ser utilizada na produção de geleias e bebidas ou recheadas. As chipotle são as jalapeño que foram secas.
Tabasco: é uma pimenta vermelha suculenta por dentro, com picância de média para alta. Ela é aromática e pode substituir a malagueta.
Cayene: pimenta vermelha de casca enrugada. Traz benefícios para saúde, como melhoria da circulação, desintoxicação, alívio de dores e úlceras no estômago.
Malagueta: pimenta picante com mix de aroma e sabor marcante. É vermelha, com formato alongado e completamente brasileira.
Biquinho: Nativa do Brasil, como a malagueta, a biquinho é suave e serve como complemento do aperitivo. A pimenta é cheirosa, saborosa e conhecida na forma de conserva.
Dicas para passar a consumir pimenta:
– Na hora dos lanches, troque o cat-chup e a mostarda pelo molho de pimenta para temperar sanduíches e salgados;
– Sopas de legumes e caldos, como de ervilha e feijão, ficam ainda mais irresistíveis quando apimentados;
– Muitas culturas andinas adicionam pimenta nos preparos de bebidas, como drinks e cervejas;
– Use pimenta nos marinados de carnes vermelhas e brancas, como assadas, grelhadas e de panela;
– Aposte em saladas cremosas, como a de guacamole, para adicionar a pimenta, aos poucos, também nos pratos frios.