Como amenizar as dores na gestação: dicas para pôr em prática

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A gestação é um período marcado pelas alegrias ao acompanhar o desenvolvimento do bebê dentro da barriga, mas também pelos desconfortos causados principalmente pelas alterações hormonais. Se sentir dolorida, inchada e até mal humorada é comum na gravidez, mas são problemas que podem ser resolvidos com dicas simples, como exercícios e uma alimentação equilibrada.

Leia também:
5 dicas para para quem quer ficar ainda mais linda no vestido de noiva
4 exercícios para fazer em apenas 30 minutos e ter uma vida mais saudável
3 truques para diminuir o inchaço e arrasar no biquíni

Dicas para aliviar as dores

As dores da gestação atacam principalmente a lombar devido ao crescimento da barriga, por isso, atividades físicas como pilates e ioga são as mais indicadas. Elas trabalham a postura e o alongamento, além de fortalecerem o assoalho pélvico, o que pode ajudar muito na hora do parto.

A cólica é outra dor que as grávidas costumam sentir, causada principalmente pela movimentação dos órgãos, que se comprimem devido ao espaço cada vez maior que o bebê passa a ocupar. Nesse caso, a dica é nunca ficar na mesma posição, o que evita a compressão dos músculos, ou deitar com os pés para cima, o que relaxa a musculatura pélvica.

O crescimento do bebê na barriga, somado à lentidão do processo digestivo, pode causar também dores de estômago e refluxo. Para evitar que isso aconteça, os médicos recomendam comer várias vezes durante o dia, sempre em pequenas quantidades, ao invés de comer muito em poucas refeições.

As massagens também são aliadas das futuras mamães, seja em clínicas ou feita em casa. A drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção de líquidos, que causa o inchaço. Já a relaxante, também benéfica para dores nas costas, é ideal para acabar com a ansiedade. No geral, ativam a circulação e aumentam o fluxo sanguíneo.

Contra o desconforto nas pernas e pés, duas medidas fáceis podem aliviar. Basta usar uma escova de cerdas macias para escovar as pernas, começando dos pés e subindo até o quadril. E, para os pés, colocá-lo sobre uma bolinha e deslizá-la, forçando contra o chão.

Mas se mesmo com todos essas práticas as dores persistirem, é importante procurar um médico e nunca se automedicar, pois os remédios podem ser prejudiciais para a saúde do bebê.