Comida apimentada “engana” o cérebro e o faz desejar menos alimentos salgados

Além de acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias, comidas apimentadas podem diminuir a fome por alimentos salgados, melhorando assim a saúde e combatendo o inchaço. É o que revela um recente estudo chinês publicado pela revista Hypertension.

Comidas picantes afastam o desejo por sal

Para chegar à conclusão, os pesquisadores entrevistaram 606 adultos chineses e determinaram suas preferências em sabores salgados e picante. Em seguida, relacionaram o favoritismo à pressão arterial dos voluntários.

Foi descoberto então que, em comparação com aqueles que menos gostavam de alimentos apimentados, os participantes com uma alta preferência pelo tempero ardido apresentavam melhores índices de pressão arterial. Além disso, os participantes da pesquisa que apostavam em refeições picantes consumiam menos sal normalmente.

A equipe de cientistas também usou técnicas de imagem para examinar duas regiões do cérebro dos participantes envolvidas no sabor salgado. As áreas estimuladas pelo sal e especiarias se sobrepõem e o picante aumentou ainda mais a atividade do órgão em áreas ativadas pelo sal.

iStock

De acordo com os estudiosos, o aumento da atividade que “engana o cérebro” provavelmente torna as pessoas mais sensíveis ao sal, fazendo com que elas adicionem menos do produto em suas preparações.

Como resultado, os voluntários que consumiam menos sal apresentavam pressão arterial mais baixa, tendo reduzidos portanto os risco de doença cardíaca, infarto e acidente vascular cerebral.

Dicas e receitas para perder peso