A tradicional e brasileiríssima combinação de arroz e feijão não forma apenas um prato extremamente nutritivo. Ela também é considerada uma aliada da dieta por ajudar na perda de peso sem passar fome e de forma barata.
Arroz com feijão emagrece
Uma refeição com arroz e feijão é rica em fibras, que promove saciedade, evitando o apetite exagerado e a ingestão de doces. Além disso, é fonte de carboidratos que ajudam a dar energia e traz diversos benefícios nutricionais.
A mistura nacional é tão positiva que até a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em um relatório oficial, celebra a união. De acordo com um representante regional da instituição, arroz e feijão formam uma fantástica fonte de proteína vegetal, com baixo índice de gordura, livre de colesterol e glúten e rica em minerais e vitaminas.
O feijão ainda leva vantagem por ser mais barato do que a proteína de origem animal e, portanto, mais acessível às famílias com baixos recursos econômicos.
Como emagrecer comendo arroz e feijão
Apesar de nutritiva e amiga da dieta, a combinação de arroz e feijão também exige atenção ao seu preparo. Para evitar ganho de peso, use apenas óleo e alho para temperar, sem nenhum outro tipo de produto industrializado ou complementos, especialmente os que costumam acompanhar o feijão, como paio e linguiça.
É necessário ainda ficar de olho na quantidade e manter a ingestão moderada e equilibrada. Especialistas em dietas e nutrição recomendam comer cerca de três colheres de arroz e uma concha de feijão, tanto no almoço como no jantar.
A quantidade de calorias do prato também depende de cada tipo de arroz e feijão. O arroz mais saudável é o integral (com 40 calorias em uma colher), seguido do parboilizado e, por fim, o branco. A versão integral ainda é mais rica em fibras e vitaminas e, por isso garante maior saciedade.
Já o feijão (58 calorias em uma concha) não possui diferenças em relação a outros grãos, como lentilha ou grão de bico.
Arroz e feijão também ajudam na redução do colesterol ruim e controla o açúcar no sangue, quando consumidos juntos, já que, separados, não possuem os mesmos benefícios para a saúde.
Dicas e receitas para emagrecer com saúde
- 10 comidas de baixa caloria que aceleram o emagrecimento naturalmente
- Seca barriga: aprenda a fazer a “papinha” que é febre entre nutricionistas
- 9 segredos para começar o dia emagrecendo com o café da manhã certo