O aipim, ou mandioca, é perfeito para aumentar a energia antes do treino, e também, uma ótima alternativa à batata-doce. Por ser de fácil digestão, a mandioca não lhe causa a sensação de estar empanturrada ou desconfortável. Além disso, o fósforo presente no aipim ajuda a combater o cansaço e a fadiga, e o cálcio deixa os ossos mais fortes.
Leia também:
Por que comer carboidrato integral?
Diabético pode comer macaxeira?
Tipos de carboidrato que ajudam a emagrecer
Por ser riquíssima em carboidratos, a raiz é ideal para quem pratica esportes de médio e alto rendimento. Mas, para se ter uma ideia, 100g de mandioca têm apenas 130 calorias. O tubérculo também contém muitas fibras, que promovem saciedade e auxiliam na digestão, e antioxidantes responsáveis por combater o envelhecimento precoce.
Como consumir mandioca para turbinar o treino
A melhor forma da mandioca ser consumida é cozida, para preservar os nutrientes. Experimente combinações de outros legumes com o purê da mandioca ou consuma apenas cortada em rodelas cozidas.
Outra opção valiosa, para relembrar a sensação de ter uma saborosa pizza, é forrar um fundo de forma com mandioca cozida e amassada, e cobrir com molho de tomate, manjericão e um pouco de queijo. Leve ao forno para gratinar.