Apesar de ainda não ser tão popular na mesa dos brasileiros, o açafrão, também conhecido como cúrcuma, tem ganhado cada vez mais espaço nos cardápios de quem quer perder peso por melhorar a digestão, regular o metabolismo, eliminar toxinas e combater o inchaço e o acúmulo de gordura.
Açafrão melhora a memória e evita depressão
O alimento, no entanto, é muito mais do que um ingrediente emagrecedor. Uma recente pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, EUA, descobriu que consumir diariamente açafrão pode melhorar a memória e o humor e até evitar depressão e Alzheimer. O segredo estaria na curcumina, substância presente na composição da especiaria.
De acordo com o estudo, realizado durante 18 meses com 40 adultos entre 51 e 84 anos de idade, os participantes que receberam doses de curcumina apresentaram memória mais afiada, além de melhora na capacidade cognitiva, concentração e humor.
Os cientistas ainda são sabem exatamente como a curcumina age na preservação da memória e na elevação do humor, mas acreditam que o segredo esteja na capacidade da substância de reduzir inflamação no cérebro, processo que tem sido associado tanto à depressão quanto ao Alzheimer. A curcumina ainda teria o poder de diminuir o risco de câncer, dizem os estudiosos.
Depressão: causas e tratamentos
- Relação entre uso de pílula anticoncepcional e depressão é muito alta
- “Pensar positivo” não evita depressão, afirma psiquiatra
- 5 fatos importantes sobre depressão que ninguém conta