Você certamente já sucumbiu à febre da corrida (ou falta pouco). Mas sair para correr um dia é algo que você com certeza já fez, com maior ou menor êxito, uma vez que correr pode não ser a sua praia. Se for o caso, caminhar pode ser a solução ideal para você.
Caminhada que emagrece
O que lá fora estão chamando de “power” caminhada é uma alternativa saudável à corrida e com muitos mais benefícios do simplesmente a andar. O “power walking” não é o caminhar rápido, mas é andar com poder, envolvendo todos os músculos do corpo e em um ritmo que te faça suar: os braços se movem conforme a pisada, o abdômen fica contraído, o peito fica estufado e o corpo ereto, com as pontas do pés sempre ligeiramente elevadas.
Os benefícios dessa caminhada
Com o caminhar mais vigoroso é possível melhorar a capacidade respiratória, reduzir o risco cardiovascular, ativar o metabolismo e o sistema nervoso, promover os controles venosos naturalmente – prevenindo a pressão arterial e o surgimento de varizes – as pernas cansadas e a retenção de líquidos.
Caminhar com intensidade também pode prevenir problemas ósseos tais como a osteoporose, aumentar a massa muscular e a flexibilidade, além de fortalecer as articulações. A atividade melhora ainda as defesas do organismo, a digestão e trânsito intestinal, assim como o controle da glicose no corpo.
E, como qualquer outro esporte, ajuda sua mente a partir do ponto de vista psicológico, porque aumenta os níveis de hormônios como endorfina e serotonina, que produzem a sensação de bem-estar, confiança e auto-estima, ajudando a reduzir o estresse, combater a ansiedade e possíveis sintomas de depressão.
A principal vantagem de caminhar, mesmo com intensidade, é reduzir o impacto sobre as articulações, já que você sempre permanece com um pé apoiado no chão, sendo adequado para pessoas de qualquer idade e condição física. Assim, você também evita um dos problemas mais comuns entre os corredores, que são as lesões.
Dicas para caminhada: Como melhorar o desempenho