Boa forma estilo Hollywood

Quem está acostumada a se submeter a sacrifícios em nome da boa forma fica desconfiada quando ouve especialistas dizendo que trinta minutos de ginástica são suficientes para manter o corpo enxuto e saudável. Bobagem! A ginástica a jato acaba de ganhar novos aliados de peso: os personal trainers das estrelas do cinema americano. Responsáveis por esculpirem os corpos de atrizes como Halle Berry, Jennifer Aniston e Sandra Bullock, da modelo Naomi Campbell e da apresentadora Oprah Winfrey, os treinadores acreditam que uma hora de malhação é uma tática ultrapassada para emagrecer e que, em menos de trinta minutos, qualquer simples mortal pode conquistar um corpo de estrela.

Precursor da nova moda, o treinador canadense Harley Pasternak ficou famoso depois de deixar Halle Berry com aquele corpão de dar inveja no filme Mulher-Gato. Questionado sobre o treinamento que tinha dado à atriz, Harley surpreendeu – e encheu as mulheres de esperança – ao responder que Halle tinha mudado o físico com apenas 25 minutos de ginástica, cinco vezes por semana.

“Exercícios curtos e intensos são mais eficazes do que os longos e moderados, principalmente se há um equilibrio nos músculos trabalhados”, explica o queridinho de Hollywood em seu livro ” Os 5 Fatores da Boa Forma” (ed. Landscape), best-seller instantâneo nos Estados Unidos e no Brasil. Para Harley, o treino ideal é o que começa com cinco minutos de corrida ou caminhada, mais cinco minutos de exercícios para membros superiores e inferiores, cinco de abdominais e, para finalizar, mais cinco de corrida ou caminhada. Para ele, nada impede que a mulher repita o circuito se estiver com o tempo disponível, mas garante que os vinte e cinco minutos já são o suficiente.

Cem minutos por semana

Quem hoje vê a apresentadora Oprah Winfrey na telinha pode não saber que ela batalhou durante mais de duas décadas para se livrar de cerca de 30 quilos de excesso de peso. Agora esbanjando boa forma, Oprah diz que o segredo do sucesso foi o plano do professor de educação física e nutricionista Bob Greene, único que conseguiu ajudá-la a mandar os quilinhos a mais para longe. Bob, que já lançou sete livros, entre eles o atual best-seller americano ” Get With The Program”, recomenda no mínimo 100 minutos de exercícios por semana, ou seja, cinco sessões semanais de 20 minutos. Mas, para isso, a mulher também tem de estar disposta a mudar a dieta. “O plano só funciona para quem corta a cafeína, as gorduras, o álcool e o açúcar, principalmente nas quatro primeiras semanas de adesão ao plano”, explicou o professor em recente entrevista no programa de Oprah.

O segredo é se concentrar no exercício e trabalhar no máximo de sua capacidade física

Outro que acredita que 20 minutos de exercícios diários são mais do que suficientes é o personal trainer inglês Matt Roberts, que já modelou os corpos de beldades como a modelo Naomi Campbell, a cantora Natalie Imbruglia e o músico Sting e sua mulher, Trudie. Em seu livro ” The PHA Workout”, inédito no Brasil, Matt explica que o segredo é se concentrar no exercício e trabalhar no máximo de sua capacidade física. “Isso funciona por dois motivos. O primeiro é que o coração e os pulmões acabam sendo mais exigidos, levando a um gasto calórico maior. O outro é óbvio: menos tempo de exercício quer dizer menos tédio, então as pessoas ficam mais dispostas a adotar a nova rotina”, explica Matt no livro.

Se o resultado for um corpinho parecido com o da sua atriz de Hollywood favorita, por que não aderir ao esquema? O professor de musculação Luiz Eduardo Couto, da academia Pró-Forma, no Rio de Janeiro, explica que a tese dos exercícios curtos e mais intensos procede. Mas falar em corpo perfeito em vinte minutos é um tanto de exagero. “Em termos de hipertrofia, quanto mais carga e menos repetição, melhor. Isso já está estabelecido. Mas cinco minutos de trabalho de força é muito pouco. Dobrando isso, cerca de dez minutos, já há garantia de resultados melhores”, garante ele.