Para que serve o chá de erva-doce? Cinco benefícios para a saúde

Veja também como preparar a sua infusão na proporção correta para aproveitar ainda mais os benefícios

Além de muito aromático, o chá de erva-doce é uma bebida aromática conhecida por seu sabor suave e propriedades benéficas à saúde. Isso porque ele é rico em substâncias que ajudam desde problemas de digestão até crises de estresse.

Veja abaixo os usos para esse infusão:

Quais os benefícios do chá de erva-doce?

(Crédito: Büşra İnce/Unsplash)

1. Auxilia na digestão e combate inchaço

Perfeito para ser tomado após uma refeição, o chá de erva-doce é um grande aliado para quem sofre com desconfortos digestivos. Por conter ácido málico, por exemplo, ele ajuda a reduzir a acidez do estômago. Além disso, a bebida diminui e ajuda na eliminação de gases ajudando a reduzir o inchaço abdominal.

2. Alivia cólicas e dores de cabeça

Estragol, anetol, eugenol e linalol são compostos do chá de erva-doce com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Por isso, a bebida ajuda amenizar cólicas, sejam elas menstruais ou intestinais.

Além disso, essas substâncias são ótimas para aliviar dores de cabeça e impedem a ação da dopamina, que pode ter relação com crises de enxaqueca.

3. Ação calmante e melhora o sono

Uma xícara de chá de erva-doce antes de dormir pode ser uma boa ideia se você quiser relaxar. Isso porque a bebida tem um efeito calmante leve, ajudando a reduzir a ansiedade e a melhorando a qualidade do sono.

4. Combate a prisão de ventre

O atenol é também responsável por estimular os movimentos do intestino, o que facilita a eliminação de fezes.

5. Alívio dos sintomas da menopausa

Tanto o anetol quanto os flavonoides possuem um efeito estrogênico. Por isso, o chá de erva-doce ajuda a amenizar ondas de calor, dor de cabeça e dificuldades para dormir.

Como preparar o chá de erva-doce

Fazer esse chá é muito simples. Basta adicionar 1 colher de chá de sementes de erva-doce a uma xícara de água quente e deixar em infusão por cerca de 10 minutos. Depois, é só coar e beber. Ele pode ser consumido puro ou adoçado, conforme a preferência.

Conclusão

O chá de erva-doce é uma opção natural e acessível para quem busca aliviar desconfortos digestivos, cólicas e até melhorar o relaxamento. Fácil de preparar e com um sabor agradável, ele pode ser um ótimo aliado para incluir na rotina e aproveitar seus benefícios.

Chás que fazem bem pra saúde