Veja uma receita que, além de saudável, é deliciosa
Perfeita para um lanche da tarde ou aperitivo, essa barrinha de sementes é um combinado de ótimos nutrientes que todos deveriam consumir. No entanto, no caso das mulheres, principalmente após os 40, ela serve como um regulador de hormônios e auxilia na fase de transição para a menopausa. Veja abaixo como fazer:
Receita de barrinha de sementes

Ingredientes:
- 60g linhaça dourada
- 60g gergelim com ou sem casca
- 50g semente de abóbora
- 30g semente de girassol
- 30g semente de chia
- Sal, cúrcuma e orégano a gosto
- 2/3 xícara água
Modo de preparo:
Primeiramente, misture todos os ingredientes e deixe descansar até formar um gel. Então, disponha em uma forma, marque o formato das barrinhas e leve para assar em fogo baixo por 10 minutos. Quebre a placa nos cortes e retorne ao forno por mais 10 minutos. Por fim, deixe esfriar e consuma ou armazene.
Os benefícios dessa receita, segundo a nutricionista Fernanda Nahas, são muitos:
- Linhaça: graças às lignanas, auxilia no equilíbrio hormonal, especialmente da progesterona e do estrogênio. Também ajuda na saúde intestinal devido ao alto teor de fibras.
- Chia: rica em cálcio e magnésio, contribui para a saúde óssea, regulação hormonal e melhora da saciedade. Além disso, seu teor de fibras também auxilia na saúde intestinal.
- Gergelim: com cálcio e antioxidantes, ajuda na regulação hormonal, aliviando sintomas da TPM e prevenindo doenças cardiovasculares, como trombose.
- Semente de abóbora: fonte de zinco e magnésio, auxilia na regulação hormonal, reduz processos inflamatórios e melhora a saúde intestinal.
- Semente de girassol: com vitamina E e selênio, contribui para o equilíbrio hormonal, reduzindo sintomas da TPM e menopausa. Além disso, possui efeito anti-inflamatório e favorece a saúde intestinal.