Saiba o que incluir na dieta para ter uma melhor noite de sono
Ter uma boa noite de sono é fundamental não só para se manter descansado, mas também para a sua saúde. Por isso, é importante usar todos os artifícios que estejam à sua disposição para dormir bem. E isso pode significar incluir alimentos ricos em melatonina na dieta.
Veja a seguir algumas opções e escolha a que mais combina com a sua rotina diária.
Alimentos ricos em melatonina: 10 opções
A melatonina nada mais é do que uma substância naturalmente fabricada pelo nosso corpo e conhecida como hormônio do sono. Tal produção acontece apenas durante a noite, por uma parte do cérebro chamada glândula pineal.
Alguns estímulos da nossa rotina atual, contudo, podem atrapalhar a fabricação de melatonina, como o uso de telas e luzes artificiais ao escurecer. Sendo assim, é muito comum que precisemos suplementar tal substância para melhorar a qualidade do nosso sono e, então, reduzir risco de doenças cardiovasculares e neurocognitivas, por exemplo.
Além do consumo de comprimidos com o hormônio, é possível ainda incluir alguns alimentos que contenham tal substância. São eles:
- Leite e derivados
- Ovos
- Peixes
- Carne branca
- Cereais (como milho, trigo, cevada e aveia)
- Nozes, sementes e frutos secos
- Frutas (banana, abacaxi, kiwi e cereja, por exemplo)
- Verduras
- Chocolate amargo
- Spirulina
Além de consumir tais alimentos, é importante reduzir o consumo de ultraprocessados, açúcar, sódio e aditivos químicos em geral. Passar a fazer uma higiene do sono também pode ser uma ótima alternativa.