Considerada por cientistas o melhor tipo de plano alimentar para emagrecer com saúde, a dieta mediterrânea é conhecida por melhorar a memória, fortalecer ossos e reduzir riscos de doenças cardiovasculares, câncer e obesidade.
E um recente estudo realizado pela University College London, no Reino Unido, adicionou mais um benefício relacionado ao regime: ele poderia ajudar a diminuir as chances de uma pessoa sofrer de depressão. Os dados foram publicados pela revista científica Nature.
Dieta mediterrânea combate a depressão
De acordo com os pesquisadores, a dieta mediterrânea pode ajudar a combater a depressão por ser rica em alimentos vegetais.
O plano que favorece o emagrecimento é basicamente composto por frutas, verduras e legumes, comidas integrais, peixes, leguminosas e gorduras boas, como as presentes no azeite de oliva.
Para chegar à conclusão, os cientistas observaram dados de 41 estudos que avaliaram como uma dieta saudável se relacionava com sintomas de depressão. O levantamento contou com mais de 36 mil pessoas que seguiam a dieta mediterrânea tradicional e descobriu que o regime estava associado a uma redução de até 33% no risco de depressão.
O trabalho científico ainda avaliou que uma dieta que provoca inflamações, ou seja, rica em açúcar, gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados, aumentava as chances de depressão.
Como emagrecer com saúde
- Melhor do que a batata doce, esta raiz turbina dieta de quem quer emagrece
- Shots saudáveis são “atalho” para perda de peso que estão virando moda
- 6 outras proteínas vegetais para quem não gosta muito de carne e ovo