Afastando a depressÃo

por | jun 30, 2016 | Alimentação

A depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa. Ela pode ser gerada por um episódio emocional grave, como morte de entes queridos, ou aparecer sem motivo específico. Durante as fases de mudanças da vida, como adolescência e terceira idade, também são comuns episódios depressivos. Quando a doença é diagnosticada, é necessário o acompanhamento de um especialista. Mas você sabia que a alimentação também ajuda a melhorar os sintomas?

Vilões do alto-astral

Alimentos que contêm açúcares, cafeína e alto teor de gordura possuem ação fortemente excitante sobre o sistema nervoso central, com liberação de adrenalina, que perde o efeito rapidamente. É por isso que ao comer um chocolate, há uma sensação de bem-estar momentânea, que quando passa pode gerar episódios compulsivos.

Essa montanha russa de emoções é prejudicial para quem está em tratamento contra a depressão ou tem tendência ao problema. Se esse é o seu caso, evite café, chocolate, refrigerantes de cola, doces com açúcar refinado, carboidratos simples e frituras. O único açúcar liberado é a frutose, presente nas frutas in natura.

Nutrientes do bem

Mesmo que você não tem sinais de depressão, alimentar-se corretamente mantém a energia em dia e ameniza os riscos de doenças oportunistas se manifestarem. Veja que alimentos não podem faltar na sua mesa:

• Vitamina B1 (tiamina): encontrada em ervilhas, feijão, pão integral, arroz integral, cereais integrais, nozes, fígado, rins, carne de porco, peixes, amendoins, verduras amargas e gema de ovo. Sua suplementação melhora os estados de humor.

• Vitamina B12 (cobalamina): encontrada em carnes vermelhas, ovos, fígado, leite e peixes. Sua deficiência causa disfunções nervosas, atividade mental inoperante e tem sido associada com depressão.

• Ácido Fólico (vitamina B9): encontrado em hortaliças verdes (espinafre, couve, couve flor), nos ovos, frangos, queijos, além de outros vegetais, como cenoura, ervilhas, batata e germe de trigo, além de levedura de cerveja. Possui papel importante para o desenvolvimento do sistema nervoso fetal, contribuindo para distúrbios psiquiátricos, como a depressão.

• Ômega 3: encontrado em nozes, peixes gordurosos, rúcula e nos óleos vegetais. Tem papel fundamental no desenvolvimento cerebral.

• Triptofano: aminoácido essencial na produção de serotonina, neurotransmissor do bem estar.

ARTIGO RELACIONADO:

MAGRINHA NO INVERNO

Cair na tentação pode ser perigoso para a saúde