“A acupuntura é um conjunto de conhecimentos teórico-empíricos que visa à cura de doenças através da aplicação de agulhas, moxa, ventosa, sangria e outras técnicas”, explica a especialista em acupuntura pela Universidade de Medicina Tradicional de Beijing, Dra. Aparecida Enomoto. Além de ser indicada para qualquer tipo de doença, a técnica também é aplicada para fins estéticos.
Ela ajuda no bem-estar físico e mental de uma pessoa agindo diretamente no sistema nervoso. “Baseada na teoria dos polos opostos, yin (negativo) e yang (positivo), a acupuntura entende que essas forças se combinam para formar a energia vital (chamada Chi), que estaria distribuída pelo corpo em 12 trilhas nervosas, os meridianos. Quando acontece um desequilíbrio dessas forças, um bloqueio de energia, surgem os males do corpo. A acupuntura trabalha justamente na busca do equilíbrio energético. Por meio da aplicação de agulhas, a técnica busca desbloquear os caminhos da energia e, assim, promover a livre circulação de Chi”, explica a especialista.
De acordo com a Dra. Aparecida, a acupuntura tem se mostrado muito eficiente para tratar artrite reumatoide, cefaleias, lesões, hérnia de disco, asma, derrames, labirintite, rinite alérgica, e também distúrbios como a insônia, ansiedade, falta de libido, stress, dores, síndrome do pânico, controle dos sintomas do mal de alzheimer, entre outros. “A acupuntura age sozinha nesses casos e resulta em melhoras significativas. 97% dos casos de dores nas costas são resolvidos com acupuntura, sem medicação”, conta.
Ela também é muito eficaz para questões estéticas, como para o emagrecimento, melhora da flacidez, estrias, celulites e rugas. “No tratamento de rugas, a acupuntura tem como objetivo melhorar a circulação local, a oxigenação, o metabolismo, a sustentação da pele, harmonizando os músculos faciais e promovendo um rejuvenescimento facial”, diz. A especialista ainda conta que a acupuntura pode rejuvenescer de 5 a 15 anos e os resultados obtidos com as sessões podem ser mantidos e intensificados com cosméticos, exercícios faciais, eletroterapia e massagens.
Até mesmo mulheres grávidas podem fazer acupuntura. Apesar de ser uma técnica desenvolvida há muitos anos, existem novidades a respeito de seus tratamentos. A Dra. Aparecida conta que por meio da moxabustão é possível contribuir para que o bebê vire na barriga da mãe para ficar na posição correta para o parto natural. É uma forma de evitar complicações na hora do parto.
Conheça alguns dos diferentes tipos de acupuntura:
Acupuntura por inserção de agulhas
É um dos métodos mais tradicionais da acupuntura, no qual agulhas finas e de aço inoxidável descartáveis são utilizadas em pontos estratégicos de acordo com a finalidade do tratamento.
Auriculoterapia
Microagulhas ou sementes são colocadas em pontos específicos da orelha do paciente para potencializar o efeito da acupuntura.
Eletroacupuntura
Estímulos elétricos por meio de eletrodos são enviados para amenizar os pontos de tensão. Essa técnica é mais utilizada em casos específicos.
Acupuntura por laserterapia
A emissão do laser, feixe de luz vermelha e infravermelha, é utilizada para estimular determinados pontos do corpo e também os auriculares sem o uso de agulhas.
Acupressão
Essa técnica da acupuntura utiliza apenas a pressão dos dedos e não usa as agulhas. Pontos específicos são estimulados para promover seus efeitos.
Moxabustão
É feita com o uso de uma erva perene denominada artemísia, que é colocada no fogo para criar uma brasa e o bastão é passado próximo a pele do paciente para permitir a absorção de calor pelo corpo e, consequentemente, a recuperação da energia do yang do corpo.