Fazer atividades físicas é ótimo para a saúde e também para se manter em forma. Mas se, por algum motivo, você não pode ir à academia ou não consegue malhar em casa, existem alternativas simples no dia a dia que podem ajudar a se manter ativo.
Como explicou a nutricionista Valentina Slaviero em seu Instagram, não é preciso sacrificar seus objetivos quando não puder fazer exercícios físicos. Basta seguir as estratégias listadas a seguir.
Como ser ativo sem ir à academia
1. Caminhar
Aproveite para economizar combustível e esqueça o carro na garagem por um tempo: tente fazer todas as suas coisas a pé, mesmo. Seu corpo agradece
2. Usar escadas
Enquanto estiver com os treinos suspensos, suspenda também o uso do elevador e use apenas as escadas. Parece pouco, mas faz diferença na hora de contar as calorias.
3. Não ficar parada
Está em casa sem fazer nada? Fuja da TV e gaste energia trabalhando nos afazeres domésticos. Se tudo já estiver arrumado, experimente plantar uma hortinha ou organizar os móveis de um jeito diferente.
4. Dançar
A televisão e suas séries podem ser uma tentação, mas existe outro eletrônico que deve estar meio carente em sua casa: o aparelho de som. Aumente o volume e extravase dançando a música que ficou na sua cabeça o dia inteiro.
5. Passear com o cachorro
Que tal fazer um trajeto mais longo com o seu pet? Sem nem perceber você vai acabar fazendo uma boa caminhada e queimando algumas calorias.
6. Levar as crianças para a rua
Deixar os filhos brincando com o celular não faz bem nem para eles nem para você. Leve os pequenos ao parque, curta o dia ao ar livre e ponha suas calorias para queimar.
7. Comer mais proteína
Para compensar a falta de treinos, aposte em uma alimentação mais rica em proteínas, nutrientes que garantem saciedade por mais tempo e fazem o corpo gastar mais energia durante a digestão.
8. Meditar
Pode ser que você fique mais vulnerável à ansiedade e à compulsividade durante um período sem treinos. É aí que entra a meditação. Segundo a nutricionista, meditar ajuda a aumentar o autocontrole na hora de escolher o que comer.
9. Cortar açúcar
A dica vale com ou sem treino: substituir doces, pães e massas por carboidratos ricos em fibras como batata doce, mandioca, quinoa ajuda a retardar a digestão, evitar picos de glicose no sangue e aumentar a sensação de saciedade.
10. Dormir cedo
“Quem dorme cedo não tem tempo para comer tarde da noite”, explica a nutricionista, ressaltando a importância do sono reparador para o processo de emagrecimento.