https://www.instagram.com/p/BvwkyKGg21s/
Ao publicar uma foto curtindo um dia ensolarado, Carla Vilhena surpreendeu o público pela boa forma que apresenta aos 51 anos e mesmo após ter dado à luz três filhos.
Para manter o corpo sarado, a jornalista aposta, dentre outras táticas, em uma atividade muito amada por ela e conhecida por todos que a ajuda não só a manter o físico em dia, mas que também é uma prática muito benéfica para quem busca saúde.
Corpo de Carla Vilhena
https://www.instagram.com/p/Bw8R8SDgfMm/
Seja em São Paulo ou no Rio de Janeiro, Carla Vilhena tem o hábito de sempre praticar um exercício físico no dia a dia que a ajuda a manter a boa forma.
Mãe de Marcelo e dos gêmeos Clarissa e Pedro, seus filhos com o também jornalista Chico Pinheiro, aos 51 anos ela não dispensa uma boa volta de pelas ruas de bicicleta.
https://www.instagram.com/p/BiuuOglhIt5/
Bicicleta para emagrecer e ter saúde
Em seu Instagram, frequentemente a jornalista publica vídeos ou mesmo fotos suas andando de bike por ruas e avenidas do país – e incentiva outras pessoas a seguirem a mesma prática que ela.
https://www.instagram.com/p/BdaOgTmlhEK/
“Eu já fui conhecer as novas ruas da zona sul. Espero que venha mais espaço para os ciclistas, nesta cidade que tem o trânsito mais pesado que eu já vi. A solução passa por alternativas criativas de transporte, principalmente não-poluentes e sobre trilhos”, escreveu Carla ao conhecer uma ciclovia de São Paulo.
https://www.instagram.com/p/Beqrmw2hSss/
Andar de bicicleta é um exercício que oferece uma série de vantagens ao praticante: melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo e reduz o colesterol, além de ajudar a perder peso.
Fora isso, a atividade é eficaz no fortalecimento muscular de membros inferiores e abdominais.
“O ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como pernas, coxas e abdominais”, explica a fisioterapeuta Tânia Fleig, membro do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur.
Cuidados para andar de bicicleta
Ainda que a atividade traga muitos benefícios, vale tomar alguns cuidados na hora de praticá-la.
É importante consultar um médico para que o profissional avalie seu condicionamento e resistência física. Também é indispensável adquirir acessórios de proteção ao corpo, como capacete, cotoveleiras, joelheiras, luvas de ciclismo, entre outros.
“As luvas são as mesmas utilizadas para praticar musculação. Elas possuem a palma antiderrapante e abertura na parte superior, facilitando a transpiração causada pelo longo contato com o guidão”, explica Tânia.
Para quem pedala na rua, é válido:
- Nunca pedalar em jejum. “É importante fazer uma refeição leve antes da atividade”, orienta Tânia.
- Carregar sempre uma garrafa com água ou isotônicos para manter a hidratação do corpo.
- Utilizar roupas chamativas para evitar colisões com automóveis. “O uso de capacetes e óculos também é recomendado”, diz a fisioterapeuta.
- Nunca pedalar na contramão. Ande sempre à direita ou, quando houver, na ciclofaixa.
- Evitar usar fones de ouvido para escutar música. É preciso ter atenção ao trânsito.