4 melhores infusões para exterminar toxinas e celulite

por | jun 30, 2016 | Alimentação

Toda vez que novos focos de celulite insistem em aparecer, a primeira pergunta que vem à cabeça é: mas elas nunca desaparecem? Quando a celulite é recente, e está relacionada à retenção de líquidos, chás podem ser benéficos, pois podem conter substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias que catalisam a eliminação de toxinas, tratando e prevenindo o aparecimento de novas celulites.

Leia também:
2 infusões caseiras para reduzir a gordura da barriga
Dieta do chá de hibisco emagrece e afina a cintura
Alimentos que ajudam a acabar com a celulite

Elimine toxinas e celulite com chá:

1º lugar: Sálvia

A erva é ideal para quem está fazendo dieta, porque tem o poder de regular o sistema digestivo. Sua infusão depura o organismo, porque ajuda a eliminar toxinas estimulando a vesícula biliar, o trânsito intestinal, e a eliminação de gases. O chá de sálvia facilita a eliminação de líquidos retidos no corpo, sobretudo nos tornozelos, pernas e pés.

O hábito de consumi-la pode prevenir e também aliviar quaisquer inflamações, tanto as que ocorrem no sistema digestivo (por ingestão excessiva de comida), como as do sistema linfático (por retenção de fluídos), que podem levar ao aparecimento de celulite.

Por ser anti-inflamatória, a sálvia ainda ajuda a aliviar dores musculares, reumáticas. Ela também é adstringente, um potente antisséptico, ideal para eliminar infecções tópicas. É espasmódica, serve para os espasmos estomacais e musculares, combate vírus e bactérias e oferece grande quantidade de vitaminas A e C.

Preparo:
Coloque 15 gramas da planta seca ou fresca (folhas e flores) em um litro de água fervente. Deixe repousar por três minutos coberto, adicione suco de limão, se quiser.

2º lugar: Alecrim

O chá de alecrim pode ser utilizado para fins terapêuticos para perda peso. No entanto, para que tenha resultado satisfatório, precisa ser aliado a uma dieta com baixa caloria e rotina de exercícios.

Entretanto, seu consumo por si só, melhora o metabolismo gástrico, intestinal, diminui o nervosismo e ansiedade, que podem ser gatilho para retenção de líquido e para compulsão por alimentos calóricos. Além disso, o alecrim também é um poderoso antioxidante e diurético, que ajuda a eliminar os líquidos retidos no corpo.

Preparo:
Adicione 3 colheres de chá de alecrim em um litro de água fervente. Deixe repousar por 10 minutos coberto, e coe.

3º lugar: Chá preto

A erva é considerada um diurético natural, eliminando quantidade de água considerável do seu corpo. Por sua alta dosagem de cafeína, com o consumo de chá preto, é possível notar o resultado da redução de peso em poucos dias. No entanto, se por um lado a perda de líquido significa perda de peso – mas não de gordura do corpo de forma saudável – ela pode significar eliminação rápida de toxinas.

A cafeína presente no chá preto também funciona como inibidor de apetite e ainda aumenta temporariamente a sua taxa metabólica. Isso significa que seu metabolismo é acelerado, e a queima de calorias dos alimentos pode ser beneficiada. Porém, muito cuidado com doses exageradas de chá preto, consuma, no máximo, 900 ml por dia.

4º lugar: Chá de hortelã

Pesquisadores já comprovaram que o chá de hortelã acelera a digestão e assim, além de ajudar a queimar mais calorias, ele é um controlador do que você come. Como? Por facilitar o trânsito intestinal, ele agiliza as coisas para que as toxinas permaneçam o menor tempo possível no nosso organismo. Na prática, ele ajuda que você vá ao banheiro com mais frequencia, ou mais rápido, diminuindo o risco de acumular gordura, inchaço e as indesejadas celulites recentes. As folhas de hortelã podem ser utilizadas para fazer o chá ou aromatizar outras infusões quentes ou frias.

Preparo:
Adicione 6 colheres de sopa de folhas frescas ou secas em um litro de água fervente. Deixe em infusão de 4-5 minutos coberto, e coe.