4 bons motivos para incluir pimentas na dieta

De colorações fortes e sabor picante, as pimentas não são dos ingredientes mais utilizados na culinária brasileira. Entretanto, pode guardar mais benefícios à saúde e à dieta do que se imagina.

Leia também

Alimentos termogênicos para emagrecer

“Alimentos detergentes” ajudam a combater o mau hálito; veja a lista

Dieta à base de alimentos crus ajuda a perder peso e preservar nutrientes

Pimenta é antioxidante natural

As pimentas do são ricas em vitaminas C e E, além de fontes de precursores da vitamina A, como alfacaroteno, betacaroteno, gamacaroteno e betacriptoxantina. Todas essas substâncias funcionam como antioxidantes naturais, que retardam a degeneração celular, evitando doenças e beneficiando a pele.

Pimenta é cicatrizante natural

Também por conter tais nutrientes, a pimenta é um cicatrizante natural, que atua como adstringente e ajuda na regeneração dos tecidos.

Pimenta é um alimento termogênico

Além dos benefícios à saúde, a pimenta ainda é um alimento termogênico, aliado de dietas para perder peso. Trata-se de um vegetal capaz acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima de gordura.

Pimenta tem poucas calorias

Todas as variedades de pimentas apresentam baixo valor calórico  entre 22 kcal e 105 kcal em porções de 100 gramas.

Restrições ao consumo de pimenta

  • Apesar de, geralmente, benéfica à saúde, algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao produto. Por isso, não é indicado o consumo exagerado, especialmente caso seja o primeiro contato com o alimento.