Os chás podem ser ótimos aliados para quem quer perder peso. Além disso, oferecem diversos benefícios à saude, proporcionando um bom funcionamento do organismo. Tudo vai depender dos ingredientes utilizados no preparo e da forma como eles são feitos. Para ajudar na escolha, listamos os 10 melhores chás para emagrecer. Confira na galeria:
Chás para emagrecer: 10 opções
Chá 30 ervas
Receita antiga para emagrecer, o chá 30 ervas promete bastante: secar até 10 kg em um mês. Enquanto há algumas décadas era preciso prepará-lo fazendo a infusão de cada um de seus ingredientes (que incluem ervas como melissa, cavalinha, carqueja, cáscara-sagrada, espinheira-santa e mais), mas, atualmente, já é possível encontrar a mistura pronta – normalmente em estabelecimentos especializados em comercializar produtos naturais.
Conhecido como um medicamento emagrecedor em versão natural, ele ajuda na perda de peso porque, com a combinação de tantas ervas, há também a combinação de uma porção de efeitos, como a ação diurética, a regularização do intestino, inibição do apetite, aceleração do metabolismo e até controle da ansiedade (que, por sua vez, ajuda no combate à compulsão alimentar.
Para prepará-lo, basta adicionar 3 colheres de sopa da mistura pronta em 1 litro de água fervente, sendo essa é quantidade recomendada para o consumo diário, dividido em pequenas porções.
Contraindicações: ainda que pareça milagroso, esse chá – como muitos outros – tem contraindicações. Pessoas que sofrem de problemas como gastrite, mioma, infecções no intestino, tendência à hemorragia ou têm pressão baixa não devem consumi-lo, bem como mulheres que estão grávidas.
Chá de abacaxi
Você bebe muita água ao longo do dia, não sente tanta vontade de fazer xixi e percebe o corpo constantemente inchado? A retenção de líquidos é algo que afeta muita gente – mas algumas bebidas são capazes de ajudar a drenar esse excesso naturalmente, sendo uma delas o chá de abacaxi.
Isso porque, segundo a nutricionista Paula dos Santos Ribeiro, o abacaxi é um potente diurético, e o chá feito com sua casca ajuda nesse processo natural de eliminar toxinas e, consequentemente, desinchar o corpo. Além disso, a especialista afirma que ele também auxilia na digestão – algo que também reduz o inchaço e faz o corpo “secar” um pouco.
Fora a ajuda que o chá traz para o processo de perda de peso, a bebida ainda ajuda a controlar o colesterol e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, trazendo também benefícios para a saúde de forma geral.
Para prepará-lo, retire toda a casca de um abacaxi e ferva este ingrediente em 1 litro de água. Ao final do processo, podem ser acrescentados também outros ingredientes que potencializam o resultado, como hortelã, canela em pau, cravo-da-Índia e até gengibre, dando também um toque “diferentão” no sabor da bebida.
Contraindicações: conforme explica a nutricionista, é importante evitar o consumo do chá de abacaxi após as 18 horas, já que isso pode interferir no sono. Além disso, ele também não é indicado para pessoas hipertensas nem para mulheres que amamentam ou que estão amamentando.
Chá amarelo
Conhecido como um primo-irmão do chá verde, o chá amarelo é um grande aliado tanto de quem quer perder peso tanto de quem quer levar uma vida mais saudável. Por ser rico em substâncias antioxidantes, ele ajuda a neutralizar os radicais livres (algo que o corpo não faz sozinho), retardando o envelhecimento e retardando uma série de doenças.
Quanto à perda de peso, o chá amarelo ajuda pois tem propriedades termogênicas, algo que acelera o metabolismo, fazendo com que ele queime calorias mais rapidamente. Além disso, ele também atua na eliminação de células de gordura e de toxinas, ajudando o corpo a desinchar com o alívio da retenção de líquidos.
Feito a partir de uma colheita especial da erva camellia sinensis, esse chá, assim como o 30 ervas, é encontrado já em potinhos em lojas de produtos naturais e, para prepará-lo, basta misturar algumas colheres de sopa dele a 1 litro de água fervente.
Contraindicações: por conter cafeína, ele não deve ser consumido tarde da noite sob o risco de causar insônia, nem por pessoas hipertensas pois pode acelerar o ritmo cardíaco. Na presença de problemas de saúde crônicos como diabetes ou de suspeita de gravidez, o mais aconselhável é questionar um médico sobre poder ou não consumir este chá.
Chá de amora
Conforme explica a nutricionista Fernanda Odebrecht Tonelli, a amora é uma enorme fonte de ferro e de vitamina C, além de conter antocianinas, que são antioxidantes capazes de retardar o envelhecimento precoce da pele e prevenir doenças como o câncer.
Quanto ao emagrecimento, a especialista explica que a bebida feita com as folhas desta fruta tem fibras e leveduras, que facilitam o processo de digestão e melhoram o funcionamento do intestino, promovendo então o efeito de desinchar o corpo. Acompanhado de uma dieta balanceada, o chá de amora promete eliminar até 1,5 kg por semana.
De acordo com a nutricionista, a forma correta de se preparar o chá de amora é acrescentar de 3 a 5 folhas de amora em 1 litro de água fervente. Ele pode então ser consumido ao longo do dia em que foi preparado, tanto quente quanto em temperatura ambiente.
Contraindicações: não há nenhuma contraindicação formal a respeito do consumo deste chá, mas é indicado que mulheres grávidas busquem informações diretamente com o médico antes de bebê-lo.
Chá de cavalinha
Ainda que tenha outros possíveis benefícios para a saúde (como ação anti-inflamatória e auxílio no tratamento de problemas como infecção urinária, anemia, estresse e dores de cabeça), o chá de cavalinha é mais conhecido por ser um potencial chá emagrecedor. Isso porque, como é diurético, ele auxilia na eliminação de toxinas e líquido retido, proporcionando assim uma diminuição do inchaço do corpo.
Além de ajudar a perder líquido retido, ele também acelera o metabolismo, potencializando então a queima calórica e, consequentemente, a perda de peso.
Para prepará-lo, basta ferver 500 ml de água, desligar o fogo e adicionar duas colheres de sopa do chá, abafando a mistura por cerca de cinco minutos antes de coar e beber ao longo do dia. Se quiser turbinar a receita, também dá para juntar 250 ml de chá de cavalinha, 1 rodela de abacaxi e folhas de hortelã a gosto, tudo batido no liquidificador. Esses ingredientes são estimulantes da digestão.
Contraindicações: o chá de cavalinha deve ser evitado por pessoas que têm problemas de alteração na pressão arterial (hipotensão e hipertensão), mulheres que estão grávidas e pessoas que já tomam medicamentos diuréticos.
Chá de dente-de-leão
O chá de dente-de-leão é uma boa bebida emagrecedora porque, segundo a nutricionista Alessandra Almeida, ele auxilia na limpeza do trato digestivo, fazendo com que o intestino e o fígado eliminem toxinas responsáveis por causar inchaço e acumular gordura. Além disso, ele também tem ação diurética, auxiliando no combate à retenção de líquido e, consequentemente, “secando” o corpo.
Conforme explica a especialista, esta bebida deve ser preparada com a erva seca, fazendo com ela uma infusão na água quente e não fervida por cerca de três minutos. De acordo com ela, o ideal é tomar até 5 xícaras por dia. Para tirar o sabor amargo da erva, acrescente canela, gengibre, limão, hortelã ou abacaxi.
Contraindicações: para quem tem problemas como cálculos renais ou biliares, úlceras estomacais, pressão alta ou mulheres grávidas, o melhor é evitar o chá de dente-de-leão.
Chá de gengibre
Por ter poderes digestivos e também antioxidantes, o gengibre é uma raiz que pode auxiliar no processo de emagrecimento – especialmente em forma de chá. No organismo, a bebida ajuda a “limpar” o intestino e a eliminar toxinas, contribuindo então para uma redução no inchaço gerado por retenção de líquido ou prisão de ventre.
Além disso, o chá de gengibre também é um potente termogênico, então acelera o metabolismo e acaba, assim, contribuindo para uma maior queima de calorias. Uma das formas de preparar é esquentar 1 xícara de água com 4 rodelas de gengibre (sempre usando o ingrediente natural) e desligar antes de levantar fervura.
Contraindicações: ainda que seja útil tanto para o processo de emagrecimento quanto para a saúde do corpo em geral, a nutricionista Alessandra Carneiro afirma que consumir gengibre em demasia pode gerar desconforto estomacal e intestinal. Fora isso, ele não oferece riscos a pessoas saudáveis, mas pode fazer mal para quem tem pressão alta, sofre de gastrite, e para mulheres gestantes.
Chá de hibisco
Hibisco é, na realidade, um gênero botânico que compreende diversas espécies, mas o chá em si é feito com a flor da espécie Hibiscus sabdariffa. O melhor na hora de prepará-lo, porém, é buscar a versão vendida já desidratada em lojas de produtos naturais, e não pegar uma flor qualquer por aí.
Ele pode ajudar a emagrecer por motivos bem parecidos com os de outros chás: com ação termogênica, ele acelera o metabolismo (acelerando consequentemente a queima de calorias e de gordura pelo corpo), além de também auxiliar no processo de digestão (reduzindo inchaço abdominal) e ser diurético (amenizando a retenção de líquidos e desinchando o corpo).
Além disso, a nutricionista esportiva funcional Giovana Canno afirma também que o chá de hibisco faz bem para a saúde de forma geral. “Essa infusão contém substâncias saudáveis como cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina C e flavonóides, químicos que reduzem colesterol, triglicérides e regulam a pressão arterial”, esclarece a especialista.
Para preparar esse tão benéfico chá, é preciso misturar 1 litro de água fervida e 2 colheres de sopa de hibisco, podendo ser potencializada com ingredientes como gengibre e canela. Por possuir efeito diurético, não é aconselhável consumir essa bebida em excesso, sendo o ideal não ultrapassar a medida de 500 ml por dia.
Contraindicações: ainda que seja benéfico, alguns grupos de pessoas não devem fazer uso do chá de hibisco, como gestantes, mulheres que querem engravidar, mulheres que fazem uso de anticoncepcionais oral, pessoas que sofrem com problemas estomacais e que têm pressão baixa.
Chá preto
Assim como outros tipos de chá citados, o tão conhecido chá preto possui poucas calorias e acelera o metabolismo, fazendo com que ele queime gordura mais rapidamente. Além disso, ele também ajuda a eliminar os líquidos retidos no organismo e a desinchar. O melhor horário para consumi-lo é depois das refeições, e é importante evitá-lo à noite, já que seu excesso de cafeína pode causar insônia.
Para prepará-lo, basta fazer uma infusão da erva pura, também encontrada em casas de produtos naturais, em água fervida e consumi-lo. É possível também acrescentar limão na receita, complementando o sabor da erva.
Contraindicações: Por conter cafeína, esse chá é contraindicado para grávidas e lactantes. Além disso, também não é uma boa ideia que pessoas hipertensas, úlceras ou que sofrem de insônia façam uso deste chá.
Chá verde
Bem como outros chás, o chá verde – bastante conhecido como bebida que ajuda na dieta – é termogênico, então é responsável por acelerar o metabolismo e proporcionar uma queima calórica mais rápida e eficiente. Além disso, seu poder diurético ajuda a combater a retenção de líquido, fazendo com que o corpo desinche. Com ação antioxidante e anti-inflamatória, ele também pode ser útil no combate à celulite.
Fora isso, esse chá também pode ajudar a aliviar o estresse e prevenir o envelhecimento precoce da pele. Na receita, é comum incluir também gengibre e, para prepará-la, basta ferver 1 litro de água e depois colocar 2 colheres de sopa de chá verde, um pouco de gengibre descascado e 1 pau de canela.
Dicas para emagrecer
- Quer diminuir a barriga? Veja 8 dicas para parar de reter líquido
- Beber chá antes de dormir pode ajudar a emagrecer dormindo
- Conheça 6 bebidas que emagrecem se você tomar em jejum