O poder de um simples abraço pode ter grande efeito positivo na saúde física e mental. Estudos já mostraram, por exemplo, que o abraço prolongado entre pessoas casadas aumenta a satisfação pelo relacionamento.
Mas sabia que a troca carinhosa de afeto pode ser ainda mais impactante se você estiver solteiro? Foi o que comprovou uma recente pesquisa publicada na revista científica Journal of Nonverbal Behavior.
Para investigar como o ato de abraçar e ser abraçado interfere no humor, os estudiosos avaliaram 94 voluntários adultos com base em um pequeno questionário sobre abraços e satisfação geral com a vida. Os relatos, coletados por um período de uma semana, deveriam ser diários.
Abraço melhora o humor e afasta sentimento de solidão
De acordo com o levantamento, pessoas que abraçavam com regularidade geralmente tinham um humor mais positivo. Eles também se sentiram menos solitários do que os indivíduos que abraçaram menos ao longo do estudo.
É importante ressaltar que o trabalho científico não conseguiu determinar a causalidade desses efeitos. Ou seja: não é possível saber ao certo se abraçar pode levar a um humor mais positivo ou se pessoas mais felizes são mais propensas a serem abraçadas por outras.
Um dos resultados mais intrigantes do estudo veio de uma análise que incluiu o status de relacionamento. Em termos de satisfação com a vida, os solteiros se beneficiam mais do abraço do que as pessoas que têm um parceiro, afirmou Sebastian Ocklenburg, um dos autores da pesquisa, em artigo para o site Psychology Today.
Os motivos pelos quais a satisfação em relação ao abraço parecia mais intensa para os solteiros não foram analisados no levantamento, mas os pesquisadores sugerem que, entre os casais, normalmente há maior quantidade de toque positivo, fazendo com que o abraço não seja percebido como algo tão impactante.