O alto teor de sódio em produtos industrializados e o consumo excessivo de sal na alimentação faz com que uma em cada três pessoas no mundo sofram de hipertensão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas estas não são as únicas causas da famosa pressão alta, que pode ser evitada com uma simples mudança de hábitos no dia a dia.
Como baixar a pressão
Além da alimentação inadequada, outros fatores de risco para a hipertensão estão entre as armadilhas mais comuns do mundo moderno: estresse, poluição, sedentarismo, obesidade, insônia, tabagismo e alcoolismo.
Ao evitar tudo isso e procurar descansar o corpo e a mente, as artérias também ficam relaxadas, fazendo com que a pressão abaixe. Veja dicas para levar uma vida mais saudável e baixar a pressão realizando mudanças simples no estilo de vida:
1. Exercícios físicos
Ao espantar o sedentarismo e colocar o tênis para praticar algum esporte, o corpo libera substâncias vasodilatadoras que contribuem para regular a pressão arterial. Por isso, fazer exercícios físicos pelo menos três vezes na semana é uma forma de prevenir hipertensão. Para quem já é hipertenso, recomenda-se fazer uma avaliação médica antes dos treinos e procurar acompanhamento de um profissional para monitorar possíveis picos de pressão durante a prática.
2. Controlar estresse
Meditação, ioga, caminhada ao ar livre ou qualquer outro jeito de se divertir e quebrar a rotina cansativa do dia a dia são bem-vindos na hora de combater ou prevenir a hipertensão. Quando o corpo se acostuma a ficar mais relaxado, a tendência é que o sistema circulatório funcione melhor. E o sono também fica mais profundo – quando não conseguimos dormir, o corpo fica tenso, e as artérias também.
3. Dieta
A equação da dieta para combater a hipertensão é simples: trocar comidas processadas e produtos industrializados por vegetais, legumes, grãos e frutas. Se o sal é o grande inimigo dos hipertensos, existem alimentos que são amigos: o leite, por exemplo, estimula a eliminação do sódio pelo organismo. Fontes de potássio como banana e beterraba também ajudam muito. Tomar uma xícara de chá de oliveira por dia ajuda na dilatação das veias e no fluxo sanguíneo.
4. Cortar cigarro e bebida
Não adianta fazer tudo o que foi dito e continuar fumando ou abusando de bebidas alcoólicas. Até porque estas substâncias sabotam todos os passos anteriores: atrapalham a atividade física, prejudicam o sono e, no caso do álcool, também afeta a dieta.