Verrugas são bastante frequentes e comuns: estima-se que quase metade da população as possua. Felizmente, elas geralmente não são prejudiciais, embora seja sempre bom estar alerta.
O que são verrugas
As verrugas são pequenos tumores benignos na pele humana. Em geral, nascem em áreas onde há dobras, como pescoço, pálpebras ou axilas.
As verrugas sempre se projetam da superfície da pele, à qual são unidas por “fios ou tubos” chamados de pedúnculos. Suas formas geralmente são irregulares e não tendem a causar dor, embora algumas vezes sangrem, queimem, causem coceira ou possam se soltar acidentalmente devido a movimentos bruscos.

Por que as verrugas aparecem
Até agora, os médicos não conhecem a verdadeira razão para o crescimento de verrugas. Por um lado, fala-se em atrito, dado que saem em áreas onde a pele se dobra. Além disso, elas têm sido associadas ao papilomavírus humano. De acordo com essa teoria, o vírus favoreceria o crescimento das verrugas.
Os médicos ainda acreditam que as verrugas podem ser hereditárias. Nesse caso, seu surgimento seria devido a um componente genético. As verrugas estão presentes em cerca de 45% da população mundial e geralmente aparecem a partir dos 20 anos de idade.
Embora sejam mais frequentes em pessoas idosas, com excesso de peso ou com diabetes, elas podem ser encontradas em todos os tipos de pessoas, sem exceção. Além disso, uma única pessoa pode ter de uma a centenas de verrugas.

Quando ir ao médico
Na maioria das vezes, as verrugas são benignas e não requerem tratamento. No entanto, muitas pessoas acham que elas são irritantes quando se esfregam nas roupas, ou se incomodam por uma questão estética. Em qualquer um desses casos, é aconselhável visitar um médico para encontrar a melhor solução.
Por outro lado, embora essas marcas geralmente não sejam prejudiciais, visitar um dermatologista fará com que você elimine qualquer dúvida. Você também deve verificar se elas mudam de cor, forma, tamanho ou consistência, ou se têm duas cores diferentes. Esses detalhes podem ser um sinal de alterações hormonais ou doenças graves, como o câncer de pele, embora não seja o mais frequente.
Como remover verrugas
Se você quiser tirar as verrugas, terá muitas opções disponíveis. O uso de nitrogênio líquido, cauterização elétrica ou cirurgia, com ou sem anestesia local, são os tratamentos mais comuns, principalmente quando se trata de verrugas de médio ou grande porte.
Mas, como indicamos anteriormente, geralmente não é necessário remover essas marcas. Se elas não te incomodam, você pode viver com elas para sempre ou até que caiam acidentalmente.
Dúvidas sobre verrugas
- Verrugas são contagiosas: 6 situações em que você pode pegar
- Verrugas no corpo: conheça tipos, riscos e como sumir com elas
- Verruga na região genital é sinal de DST? O que pode ser?
Original Author: Rodrigo Zeballos Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/rodrigo-zeballos
Original ID value: 196931
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/196931/lunares-de-carne-que-son-que-los-causa-y-cuando-ir-al-medico