Saiba como acabar com esse sintoma que pode ser bastante incômodo por sua persistência
Sentir uma coceira no ouvido e na garganta ao mesmo tempo é algo realmente desconfortável, mas extremamente comum, especialmente entre pessoas que possuem histórico de alergias.
Conheça as condições que, geralmente, são as causas do incômodo:
Coceira no ouvido e garganta
Causas e Tratamento
- Rinite
Uma das causas mais comuns de coceira no ouvido e na garganta é a rinite alérgica, reação do sistema imunológico a algo no ambiente que, apesar de não ser prejudicial, é entendido pelo corpo como uma ameaça. Outros sintomas da condição são: coriza, espirros, olhos lacrimejantes e inchados e fadiga, por exemplo.
Como aliviar: O tratamento mais comum neste caso é o uso de medicamentos antialérgicos, que funcionam como paliativos, ou seja, aliviam os sintomas, mas não combatem a alergia, que não tem cura definitiva.
- Alergia alimentar
Assim como a rinite alérgica, a alergia alimentar ocorre quando o sistema imunológico percebe certas comidas como ameaças ao organismo. Além da coceira, outros sintomas são: dores de estômago, diarreia, vômito e, em casos mais, graves uma reação fatal chamada anafilaxia.
Como prevenir: evitar o contato com alimentos que causam a reação é a única forma de evitar os sintomas.
- Resfriado
Nariz entupido, coriza incolor, tosse, dores de cabeça são alguns dos principais sintomas do resfriado provocado por um vírus. A condição ainda pode causar coceira na garganta e no ouvido.
Como aliviar: para tratar os sintomas e amenizar o desconforto, é comum o uso de medicamentos analgésicos e antigripais.