Diariamente entramos em contato com diversas toxinas que, à níveis normais, não tem potencial para causar problemas diretos à saúde. Entretanto, o contato em excesso com metais – que podem ser encontrados em inúmeros produtos e alimentos que preenchem nossa rotina – tem potencial para causar vários danos ao nosso organismos, afetando pulmões, rins, estômago e até cérebro.
Metais pesados: riscos para saúde
Embora alguns metais pesados, como o cobre, estejam presentes e sejam importantes para o nosso organismo, outros podem ser muito tóxicos. Arsênio, cádmio, chumbo e mercúrio são alguns dos metais que geram preocupação, uma vez que estão associados a graves problemas de saúde.
Efeito acumulativo
Geralmente, os metais pesados – que são sólidos em sua forma pura – não provocam sintomas quando entram pela primeira vez em contato com o organismo. No entanto, esses elementos têm a capacidade de ir se acumulando dentro das células do nosso corpo, provocando problemas como: distúrbios reprodutivos, disfunções hormonais, comprometimento das funções renais e hepáticas e sintomas crônicos, como dor, distúrbios digestivos, neurológicos ou emocionais e inflamações. Em alguns casos pode, inclusive, aumentar o risco de câncer.
Metais pesados no dia a dia
A nutricionista Patricia Davidson faz uma alerta com base em um estudo realizado pela pesquisadora americana Anna Pollack. A autora analisou 100 voluntárias e detectou mudanças significativas nos níveis hormonais desencadeadas pela presença de químicos usados amplamente em cosméticos como parabenos (conservantes antimicrobianos), benzofenonas (filtros ultravioleta) e bisfenol A (presente em embalagens plásticas). Segundo a cientista, as alterações podem causar problemas graves, como o câncer de mama.
Itens que intoxicam o corpo
Diante dessa grave influência dos metais pesados na saúde, reunimos alguns alimentos e produtos que possuem quantidades significativas desses elementos e que, não necessariamente precisam ser evitados sempre, mas devem ser usados ou consumidos com parcimônia.
- Embalagens e produtos que contém alumínio
- Desodorantes
- Creme clareador de pele
- Pesticidas
- Fungicida
- Alimentos com agrotóxicos
- Filtros de ar condicionado
- Pastas de dente
- Baterias elétricas
- Peixes, especialmente Salmão
- Cosméticos
- Perfumes
- Desodorante
- Batons
- Outros itens de maquiagem com metais pesados
- Tintas de parede
- Tinta de cabelo
Intoxicação alimentar
- 9 sinais de que você está tendo uma intoxicação
- 7 alimentos que podem causar intoxicação alimentar
- 5 comidas com maiores riscos de causar intoxicação alimentar