A cirurgia bariátrica é um procedimento seguro e eficiente para pacientes obesos que precisam emagrecer para evitar complicações de saúde relacionadas ao excesso de peso. Mas, a operação é indicada apenas para alguns casos específicos e pode ter diversas consequências, tanto físicas como psicológicas.

Um recente estudo brasileiro descobriu que pessoas que realizam a cirurgia bariátrica ainda podem ficar mais propensas a desenvolver câncer gástrico. O trabalho foi conduzido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e teve seus resultados apresentados na revista científica Nature.
Cirurgia bariátrica pode virar câncer?

Quando uma pessoa passa pela cirurgia bariátrica ela tem seu estômago grampeado e uma parte do órgão, portanto, fica inutilizada. No entanto, esta parcela continua ativa e, segundo os pesquisadores, promove um ambiente propício ao aparecimento de um câncer.

Além disso, a falta de alimento recebido pelo estômago “descartado” poderia atrapalhar o funcionamento do tecido gástrico e comprometer a formação de substancias protetoras que seriam capazes de controlar a entrada de bactérias e controlar inflamações. As células da região, portanto, ficaram mais expostas a agressores.
Neste cenário, de acordo com os cientistas, o sistema imunológico ainda poderia ativar um processo considerado determinante para o surgimento do câncer. As conclusões do estudo foram obtidas após a avaliação de 20 mulheres que fizeram a bariátrica e realizaram exames específicos para a pesquisa antes e depois da cirurgia.

Apesar de importante, a descoberta não deve preocupar quem já fez a cirurgia de redução do estômago ou intimidar quem recebeu orientação médica para realizar o procedimento. A operação ainda é considerada segura e tem inúmeros benefícios para a saúde. Além disso, mais pesquisas ainda precisam ser feitas para saber se fatores como alimentação e estilo de vida podem influenciar na possibilidade de desenvolvimento do câncer.
Cirurgia bariátrica
- Cirurgia bariátrica pode mexer com relação e aumentar chance de divórcio
- Quem pode fazer cirurgia bariátrica? Operação é indicada para 10 casos
- Como a bariátrica muda a saúde: risco de morte, vício e outras complicações