Dores de cabeça, indisposição, sensibilidade à luz e até náuseas: a enxaqueca é um mal que acomete muitas pessoas, por vezes atrapalhando até a realização de tarefas cotidianas. Mas, apesar de ser uma doença multifatorial, existem alguns gatilhos, como a alimentação. Por isso, é importante saber quais alimentos pioram a enxaqueca a fim de evitá-los para o controle da dor. Conheça alguns:
Frutas cítricas
Algumas frutas cítricas, como limão e laranja, aumentam a absorção de cobre, mineral que pode ter metabolismo anormal ou ineficiente em pessoas sensíveis, culminando em crises de enxaqueca.
Alimentos industrializados
Os produtos industrializados contêm grandes quantidades de temperos e realçadores de sabor, estes que podem inibir a absorção da glicose por parte das células cerebrais e piorar as dores de cabeça.
Cafeína
Presente no café e chá verde, a cafeína pode contribuir para a dor de cabeça. Uma dica é optar por opções descafeinadas na hora das compras ou em restaurantes.
Chocolate
O chocolate apresenta eniletilamina, uma substância age sobre os vasos sanguíneos e pode causar dor. Além disso, também é rico em gorduras, outro agravante para a enxaqueca.
Álcool
O acúmulo de uma substância chamada acetaldeído, presente no álcool, pode causar dores de cabeça quando presente ou em excesso no sangue.
Aspartame
O aspartame é o adoçante artificial com maior quantidade de efeito colaterais relatados, entre eles a dor de cabeça.
Embutidos
Os embutidos trazem grandes quantidades de nitritos e nitratos, componentes usados para fixar a coloração em carnes processadas. Tais substâncias têm ação vasodilatadora, que pode desencadear dores de cabeça ou agravar problemas relacionados à enxaqueca.
Leia mais:
Alimentos saudáveis: 5 melhores em benefícios
Leite de semente de girassol rejuvenesce e acalma
Ameixa preta funciona mesmo para intestino preso?