Palmito: saiba como consumi-lo para não atrapalhar a saúde

É importante variar no preparo de saladas e, às vezes, inserimos produtos, como o palmito, a fim de melhorar o sabor do prato. Entretanto, apesar de vegetal, le não é tão saudável quanto parece.

Leia também
Excesso de sal pode causar doenças crônicas

Alimentos que mais incham a barriga

7 alimentos diuréticos

Palmito faz mal?

O palmito contém sais minerais e é uma boa fonte de vitamina C. Ele é frequentemente associado à dietas, já que trata-se de um alimento saboroso e com baixo valor calórico. Porém, assim como outros tipos de conserva, ele também apresenta alta quantidade de sódio. Por isso, é importante consumi-lo apenas em pequenas quantidades e com intervalos de tempo. 

Alimento que contém sódio: por que evitar?

O sódio funciona como meio de transporte de alguns nutrientes, como o cálcio, para dentro das paredes dos vasos sanguíneos. Entretanto, quando em grandes quantidades no sangue, esta substância aumenta a expessura destes vasos e suas contrações se intesificam. Com isso, se elevam os riscos de doenças cardiovasculares.

Sódio aumenta o inchaço?

Quando o corpo recebe grande volume de sódio, ele precisa de água para conseguir eliminar a substância. Mas, muitas vezes há desequilíbrio entre a ingestão e excreção deste componente, favorecendo a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço.