A biomassa de banana verde é uma alternativa mais saudável para aproveitar todos os benefícios da fruta, uma vez que, antes de amadurecer, a banana conta com uma alta concentração de amido resistente, um composto importante para a saúde do intestino, do coração e que também é aliado da dieta.
Leia também:
Farinha e banana verde: como fazer em casa
Receita de estrogonofe com biomassa de banana verde
Banana verde é melhor do que banana madura
Benefícios da biomassa de banana
Saúde do intestino
O amido resistente do alimento tem ação semelhante a das fibras, por isso a biomassa é eficaz para manter a saúde do intestino em dia. Ele ajuda a nutrir a mucosa intestinal, além de aliviar diarreias e contribuir no combate à prisão de ventre.
Saúde do coração
Para quem sofre com colesterol alto, por exemplo, a biomassa é uma boa aliada. Além de reduzir os níveis de HDL na corrente sanguínea, o alimento ajuda a diminuir os triglicerídeos e a atua na redução da absorção de gordura.
Fonte de vitaminas
Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce.
Emagrecimento
A biomassa de banana verde ajuda emagrecer porque, além de ser de baixo teor calórico, ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras. Enquanto isso, o amido promove sensação de saciedade prolongada, já que é diferido lentamente pelo organismo.
Como preparar
Ingredientes
1 cacho de banana nanica verde (a fruta não deve estar em processo de amadurecimento)
Modo de preparo
Lave bem as bananas e coloque-as em uma panela de pressão cobertas com água fervente. Cozinhe por 8 minutos, desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas por mais 12 minutos. Após o cozimento mantenha as bananas na água quente. Aos poucos, vá descascando uma a uma e coloque imediatamente no processador ou no liquidificador para bater.