A possibilidade de emagrecer rápido costuma fazer com que as pessoas acreditem nos mais variados tipos de dietas malucas. E há estudos reforçando essa prática. Pesquisadores da Espanha e da Suécia, em artigo publicado em março de 2014 no jornal de medicina “The Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports”, garantem que reduzir as calorias e aumentar a quantidade de exercícios físicos pode eliminar significativamente a gordura do corpo em apenas quatro dias. E os resultados podem durar até um ano.
Leia também:
Dietas perigosas: cardápios restritivos oferecem riscos; entenda
Cinco dietas famosas para evitar em 2014
8 sinais de que a sua dieta está errada
Para chegar à essa conclusão, eles reuniram 15 homens saudáveis, porém acima do peso, e restringiram a alimentação deles a apenas 360 calorias diárias, ingeridas por meio de líquidos. Além disso, o grupo fazia cerca de 45 minutos de exercícios todos os dias, além de oito horas de caminhada com apenas 10 minutos de intervalo a cada hora. Resultado: em quatro dias, cada um perdeu 5 kg.
Dietas restritivas são perigosas?
Se seguidas a longo prazo, dietas restritivas podem causar prejuízos à saúde (Crédito: Thinkstock)
Para o endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM, a redução calórica pode ser prejudicial. “Considero uma dieta de 360 calorias por dia uma dieta extremamente radical, com teor calórico muito baixo e inadequada para maior parte dos caso. Se seguida a longo prazo, pode levar a prejuízos para a saúde”, diz.
Segundo ele, o mais importante é saber como organizar a qualidade dos alimentos e os horários, preferencialmente com o auxílio de um profissional da área de saúde, de modo que a redução de calorias não comprometa o estado nutricional do individuo. “A diminuição de calorias em uma dieta hipocalórica com objetivo de emagrecer deve ser individualizada, considerando fatores como o gasto metabólico basal, quantidade de atividade física ou sedentarismo, percentual de gordura corporal e massa magra”, afirma.
Perder 5kg em quatro dias não é saudável
Perder muito peso em pouco tempo é desaconselhado por médico (Crédito: Thinkstock)
Esse alerta que esse tipo de dieta para perder muito peso em pouco tempo é extremamente desaconselhada e deve ser desencorajada, por ser uma alternativa perigosa. “As mudanças duradouras e que surtem efeito metabólico são feitas a longo prazo, com perda de peso progressiva que, no meu entendimento, deveria ser numa média geral de 0,5 a 1,0kg por semana, no máximo, chegando-se a uma media de 2 a 4 kg por mês”, explica.