Problema que atinge mais as mulheres do que os homens, as estrias são marcas avermelhadas que aparecem na pele devido a fatores como ganho excessivo de peso, gestação, mudanças hormonais e uso de certas substâncias. Se não tratadas, as lesões tornam-se brancas, o que significa que elas já são antigas e mais difíceis de serem removidas.
Leia também:
O que causa estrias? Especialista explica como surgem as marcas
Cinco melhores tratamentos para estrias
Cinco tratamentos de pele eficazes para estrias e outras marcasestrias vermelhasestrias brancas
Como tratar
A especialista cita 6 métodos que costumam ser usados no tratamento das marcas e apresentam bons resultados.
Pomada com ácido
Alguns tipos de ácidos, em especial o retinóico, estimula a formação do colágeno, deixando a estria menos acentuada. “Geralmente, utilizo fórmulas manipuladas com ácidos como coadjuvantes do tratamento”, afirma a dermatologista.
Peelings
De acordo com a Dra. Helua, o procedimento age da mesma forma que os ácidos, porém com um efeito mais rápido e intenso, já que sua concentração é maior. Apesar do resultado mais eficaz, o método frequentemente causa descamação, vermelhidão e coceira na pele.
Subcisão
Consiste na inserção de uma agulha grossa com ponta cortante na pele. São realizados movimentos de ida e volta por baixo da estria. Isso estimula a formação de colágeno na região, preenchendo a área de tecido lesionado.
Rádio frequência e infra-vermelho
Também são meios de estimular o colágeno. “Para estrias novas, a associação do equipamento Power Shape com a técnica de peeling de ácido retinóico apresenta bons resultados, com melhora no aspecto da pele”, afirma a especialista.
Luz Intensa Pulsada
A emissão do raio de luz estimula o colágeno e melhora a coloração rosada das estrias novas, apesar de a técnica também ser empregada no tratamento de estrias antigas.
Laser de CO2
Segundo afirma Dra. Helua, este é o melhor tratamento para as estrias antigas, apresentando, também, um excelente resultado nas estrias recentes. Dez dias após a sessão, é feito um peeling de ácido retinóico, que potencializa os resultados. “Neste caso, a associação com outros procedimentos, como o Power Shape, também otimiza os efeitos”, afirma.