Alfarroba é substituto saudável do chocolate

A alfarroba é um fruto típico da costa do Mediterrâneo cuja aparência se assemelha à vagem de feijão. De cor marrom escura e sabor adocicado, o alimento pode ser torrado e moído e usado para substituir o cacau na produção de chocolates.

Leia também:

Petit gateau sem lactose e glúten

Alternativas ao chocolate

Chocolates para todos

Por ser naturalmente doce, o fruto não requer o uso de açúcar na fabricação dos produtos, o que o torna um aliado para quem quer emagrecer. Ele sacia a vontade de comer doce sem sabotar a dieta.

Benefícios

Fruto substitui o cacau na preparação de doces e é mais light (Thinkstock)

“O alimento possui baixo índice glicêmico e alto valor nutritivo. Em sua composição, há vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes e melhora da visão, vitamina B1, que beneficia o sistema nervoso, músculos, coração e raciocínio, e vitamina B2, que é a responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo”, lista a nutricionista Solange Ventura.

O fruto é rico em cálcio, magnésio e ferro, além de possuir uma grande quantidade de fibras solúveis, que protegem a mucosa intestinal. Seu alto potencial antioxidante auxilia no combate de radicais livres e doenças crônicas, além de favorecer o coração e artérias.

Intolerância alimentar

Além de ser uma excelente alternativa para quem é alérgico ao chocolate ou tem intolerância ao cacau, a alfarroba não possui lactose ou glúten. Outro ponto positivo é a ausência de estimulantes como cafeína e teobromina. “Há indicativos de que a farinha de alfarroba ajuda a reduzir os níveis de colesterol do sangue”, afirma a especialista.

Onde encontrar

O fruto é usado para a produção de barras de “chocolate”, bolos, sobremesas, crepes e bebidas.