Além de ser uma ótima maneira de se exercitar, o samba é uma atividade que pode ajudar a pessoa a vencer a timidez. A professora Milena Nogueira, esposa do sambista Diogo Nogueira e dona de um corpão sarado, afirma que o samba trabalha todas as partes do corpo e proporciona bem estar psicológico. “Durante uma aula é possível sentir uma sensação de euforia e descontração”, completa. Segundo Milena o gasto calórico em uma aula de samba pode variar de 300 a 800 calorias.
Leia também
Sabrina Sato diz que água e muito samba são segredos de seu corpão
Aula de Zumba pode queimar até mil calorias em 1 hora
Aula de Pole Dance queima 500 calorias
O samba ajuda a tonificar pernas, bumbum, abdômen e braços. Por ser uma atividade aeróbica, ele turbina o gasto de calorias ao ser associado a uma dieta equilibrada.
Samba trabalha todos os músculos do corpo
Crédito: Shutterstock
Outro ponto positivo do samba é que pessoas de qualquer idade podem cair na dança. “A maioria costuma começar tarde, mas há limitação de idade”, explica Jimmy de Oliveira, professor e proprietário de uma academia de samba no Rio de Janeiro. Oliveira ressalta ainda que a dança é uma excelente atividade física, porque estimula o desenvolvimento das habilidades corporais, além de resultar em um aumento da autoestima. “Geralmente a pessoa sai das aulas se sentindo melhor, principalmente porque é uma modalidade esportiva que cobra muita atitude”, diz.
Apesar do preconceito, há muitos homens que também usam o samba para se exercitar e se sentirem mais confiantes. “Dançar a dois é bacana, há uma cumplicidade no momento que permite uma troca de informação e, no caso dos casais, de carinho”, afirma Jimmy. Milena ressalta que mesmo que nunca teve contato com o samba, após quatro meses de aula já se sentirá preparado para sair sambando por aí!
Quer saber mais? Assista ao vídeo que mostra uma aula de samba!
–>