Realizar exames de rotina com frequência é fundamental para detectar com antecedência possíveis problemas de saúde, mas saber ouvir o próprio corpo e observar os sinais que ele transmite também é importante, ainda que não substitua uma consulta médica.
E até mesmo suas unhas podem ajudar identificar condições que, muitas vezes, não dão sintomas óbvios. Confira algumas alterações nas unhas que podem indicar doenças e você nem imaginava:
Sinais de doenças que podem aparecer nas unhas
Unhas amarelas: o que pode ser?
A coloração amarelada das unhas pode indicar uma grande variedade de condições, que vão desde uma simples infecção fúngica até psoríase, uma doença de pele, e diabetes.
Unhas inchadas pode indicar problema no coração
A aparência mais larga e arredondada das unhas, que lembra um inchaço, pode indicar um problema cardíaco, mesmo quando não apresenta dores. A alteração ocorre quando o sangue oxigenado não chega adequadamente os dedos, fazendo com que as células produzam o sinal incomum.
Mancha escura na unha pode ser câncer
A presença de pigmentação escura na unha, além do surgimento de uma faixa de cor escura na região, geralmente vertical, pode sinalizar melanoma subungueal, popularmente chamado de câncer na unha. Outros possíveis sintomas são: nódulo sob a unha, sangramento e unhas frágeis e com rachaduras.
Unha curvada para baixo pode indicar problema no pulmão
A aparência diferenciada da unha, segundo Denise Leite, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, pode sugerir alguma doença pulmonar, incluindo o câncer de pulmão. Em decorrência da doença, pode ser que o paciente fique desnutrido e, por conta disso, encontre alterações de pele ou unhas.
Unhas frágeis e escamadas: o que significa?
Unhas que apresentam ressecamento, ficam opacas, fracas e quebradiças podem indicar doenças como anemia, problemas renais e hipotireoidismo.
Saúde das unhas
- Este é o motivo pelo qual as pessoas desenvolvem câncer na unha
- Unhas quebradiças ou com manchas podem indicar problemas de saúde
- Hábito de roer unhas pode causar condições graves de saúde: veja riscos