Dica para emagrecer com saúde: abandone as dietas restritivas e perca peso de vez

Para perder peso de forma saudável, é preciso deixar as dietas restritivas de lado e adotar um estilo de vida equilibrado. Dietas que eliminam algum tipo de nutriente da alimentação ou que priorizam o consumo de sucos ou sopas podem até fazer você emagrecer rápido, mas esse emagrecimento não será saudável. Além disso, os quilos perdidos tendem a voltar com força total.

O primeiro passo para emagrecer de vez é entender a sua motivação para mudar de vida, ou seja, é necessário saber o seu porquê — você pode querer emagrecer para entrar naquela calça jeans, para ficar mais bonita no biquíni ou para ser mais saudável.

Como emagrecer com saúde

Aposte na reeducação alimentar

Toda dieta para emagrecer desenvolvida com responsabilidade se baseia na reeducação alimentar. Ela consiste em substituir alimentos calóricos e pouco nutritivos, como frituras e açúcares, por outros mais saudáveis, como frutas, legumes e grãos integrais. Essa mudança deve ser gradativa, e garante que os ponteiros da balança marcarão menos, semana após semana.

Planeje seu cardápio

De nada adianta focar em uma alimentação saudável, se você comer um hambúrguer com batatas fritas por não ter uma opção light. Para evitar que isso aconteça, reserve um dia na semana para fazer um planejamento alimentar semanal. Cozinhe pratos leves, congele alimentos prontos, faça marmitas. Encha a geladeira de frutas e tenha sempre com você um punhado de oleaginosas (por exemplo, castanhas, nozes, amêndoas, avelãs); assim, quando bater aquela fome, seu lanche será saudável e você não precisa fugir do plano. Se tiver dúvidas, confira um guia que te ajuda a se alimentar bem no trabalho.

Faça atividades físicas

Exercícios físicos só trazem benefícios ao corpo e à mente: melhoram a circulação do sangue e a capacidade respiratória; afastam doenças, como hipertensão e diabetes; aumentam a queima de calorias e fortalecem a musculatura, fundamental para evitar a flacidez pós-emagrecimento. Durante o trabalho, você pode fazer exerícios de alongamento que melhoram até o seu rendimento.

Os exercícios ainda aumentam a liberação de endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para aproveitar tudo isso, basta escolher a atividade que mais te agrada: pode ser academia, dança, natação pilates ou outra atividade. O que importa mesmo é manter-se ativa.  

Coma com moderação

Na reeducação alimentar, comer pizza na sexta-feira à noite ou tomar chopp com os amigos não é proibido; aliás, faz parte do processo. O importante é comer com consciência e saber escolher os alimentos e quando você pode ou não extravasar — só não vale fazer do exagero um hábito. O objetivo é adotar um estilo de vida saudável; então, escolha ocasiões para comer suas comidas prediletas e aposte na moderação.

Tenha paciência

O processo é longo, você pode escorregar no caminho, mas o importante é que se levante sempre. Quando pensar em desistir, pense sempre no lugar onde você quer estar daqui a seis meses e lembre-se de que, para chegar lá, é preciso começar a se esforçar hoje mesmo.