Yanna Lavigne tem heterocromia, condição que deixa um olho de cada cor: veja fotos

por | jun 30, 2016 | Saúde

https://www.instagram.com/p/BEPpj4Yui9w/

A atriz Yanna Lavigne chama muita atenção pela beleza e talento, mas você já reparou nesse pequeno detalhe em sua fisionomia? Ela tem heterocromia, uma característica nos olhos que poucas pessoas têm.

Heterocromia: o que é?

O oftalmologista Kássey Vasconcelos, especialista em glaucoma do D’Olhos Hospital Dia, conta que a heterocromia é a coloração desigual entre os dois olhos, podendo ser um castanho escuro e outro castanho claro, como no caso de Yanna, ou até mesmo um olho azul e outro preto, em casos mais raros.

https://www.instagram.com/p/tAlHQvOi2T/

O que causa?

Existem algumas situações que podem levar à coloração distinta entre os olhos:

Alteração genética

O médico explica que uma alteração no gene ligado à determinação da cor dos olhos – o EYCL3 – pode aumentar ou diminuir a quantidade de melanina em cada íris. Muita melanina está relacionada a olhos pretos e pouca melanina está relacionada a olhos azuis.

https://www.instagram.com/p/hGiYkkui3m/

Lesão

O especialista explica que a alteração de cor pode ser causada também por um nevus de Ota, uma lesão pigmentada que se parece com uma pinta plana e acomete a íris, deixando um olho mais escuro. Quem tem o nevus tem mais chance de ter glaucoma futuramente, por isso é preciso fazer um acompanhamento mais cuidadoso com o oftalmologista.

https://www.instagram.com/p/BEXY1Yaui8o/

Síndromes

Existem duas síndromes que podem causar a alteração de cor de uma das íris. A primeira delas é a Síndrome de Waabenburg, que além de heterocromia também pode causar surdez e mudança na cor dos cabelos e pele. A segunda é a Síndrome de Horner que causa alterações nos nervos de um dos olhos.

Heterocromia prejudica a visão?

Se a característica não estiver relacionada a síndromes, situação em que é necessário tratamento específico, e não for causada por um nevus, que pede acompanhamento oftalmológico mais cuidadoso, nada muda na vida de quem tem heterocromia. “Caso o sujeito se incomode com a diferença, ele poderá usar uma lente de contato cosmético, que uniformiza as cores”, explica o médico.

https://www.instagram.com/p/lsjjGkOi3s/

Aceitação e empoderamento