Dar 10 mil passos por dia pode evitar câncer e doenças cardíacas, mostra estudo

por | set 20, 2022 | Saúde

A caminhada é um exercício completo que faz bem para o corpo e para a mente – e um estudo recente detalhou alguns destes benefícios, chegando a descobertas surpreendentes. Segundo a pesquisa, dar 10 mil passos por dia ajuda a evitar doenças cardíacas e diminui a incidência de morte prematura, além de reduzir até as chances de se desenvolver câncer.

Caminhada protege contra câncer e mais

A nova pesquisa, publicada no periódico científico The Journal of the American Medical Association, é considerada uma das mais amplas e completas sobre o tema até então, uma vez que coletou dados robustos de 78.5 mil adultos de 40 a 79 anos, entre fevereiro de 2013 a dezembro de 2015.

Caminhar pode ser um caminho para o emagrecimento saudável.
kieferpix / iStock

Para o levantamento, os participantes usaram uma pulseira que acompanhou seus passos por 1 semana. Depois de contar o número total de passos a cada dia, os pesquisadores classificaram os voluntários em duas categorias: menos de 40 passos por minuto e mais de 40 passos por minuto. Uma terceira categoria foi criada para aqueles que, ao longo de um dia, deram ainda mais passos por minuto.

Cerca de sete anos depois, a equipe fez um cruzamento dos dados obtidos no estudo com registros médicos dos participantes. Os pesquisadores descobriram então que aqueles que deram mais passos por minuto mostraram maior redução no risco de câncer, doenças cardíacas e morte precoce por qualquer causa.

Corrida
Inside Creative House/Istock

O trabalho ainda avaliou que os participantes que deram mais passos ainda apresentavam IMC (índice de massa corporal) mais baixo e tinham melhores noites de sono.

A contagem de passos, portanto, pode ser uma boa forma de calcular a quantidade diária de atividade física a ser realizada no dia – algo que pode ser feito até através de aplicativos em smartphones. Há ainda, porém, a recomendação por tempo: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), fazer 150 minutos semanais de atividades físicas moderadas basta para sair do sedentarismo e melhorar a saúde.

Exercícios físicos